PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Quem somos

Missionários Combonianos


A congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus - MCCJ - foi fundada por S. Daniel Comboni a 1 de Junho de 1867, em Verona.


No início era constituída por sacerdotes e leigos de diversas nacionalidades, sem votos religiosos. Em 1885, o instituto foi transformado em congregação religiosa, tendo recebido o nome de Filhos do Sagrado Coração de Jesus. As primeiras Constituições foram aprovadas em 1910, as quais estabeleciam com finalidade do instituto a «conversão dos povos da África Central e de outros povos que fossem confiados ao Instituto como finalidade da Congregação».


O instituto conheceu o período de maior expansão na Europa após a II Guerra Mundial, aceitando também campos de trabalho no continente americano. Em 1988, obedecendo aos apelos da Ásia, os Combonianos enviaram para as Filipinas o primeiro grupo de cinco missionários.


Os Missionários Combonianos chegaram a Portugal em 1947. A primeira casa foi construída em Viseu. Seguiram-se as de V. N. de Famalicão, Maia, Lisboa, Coimbra e Santarém.


Os Combonianos portugueses são 93: 70 padres e 23 irmãos. Em Setembro de 2010 assumiram o cuidado pastoral das paróquias de Camarate e Apelação, situadas no concelho de Loures, às portas de Lisboa.


Editam as revistas Além-Mar e Audácia e o jornal Família Comboniana, dedicam-se à animação missionária das igrejas locais, à pastoral juvenil e à promoção de vocações.  


A 1 de Janeiro de 2011, os Missionários Combonianos no mundo eram 1639, dos quais 20 são bispos, cerca de 1236 padres, 255 irmãos e 128 professos com votos temporários. Estes membros são oriundos de 33 nações, estando presentes em 30 países de quatro continentes.


Galeria