Uma nova onda de violência e pilhagens contra estrangeiros iniciou-se na África do Sul, no domingo, 1 de setembro. Pelo menos cinco pessoas morreram e dezenas foram presas.
Houve ataques contra comerciantes estrangeiros, saques e destruição de empresas dirigidas por cidadãos estrangeiros em Jeppestown, no distrito de Joanesburgo.
No país reside uma grande comunidade portuguesa e lusodescendente, com maior incidência em Joanesburgo e Pretória.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, emitiu uma nota condenando os atos de violência ocorridos em diferentes províncias da África do Sul, incluindo ataques contra estrangeiros e destruição das suas propriedades.
Vários governos africanos emitiram avisos aos seus cidadãos sobre a violência na África do Sul. Uma declaração da União Africana condena os “atos desprezíveis” de violência “nos termos mais fortes”.
Alguns moradores da segunda maior cidade sul-africana querem que o governo deporte migrantes indocumentados.