As nossas escolhas musicais deste mês vão para «Migrants», um disco que cruza os sons de Cabo Verde com os das Américas e da Europa, e «Codex Las Huelgas», mais uma edição de luxo de Jordi Savall.
Artigos
«Os africanos não são mais religiosos por causa do Catolicismo, mas sã
Na sua viagem ao antigo Zaire e ao novo Sudão do Sul, o Papa Francisco foi ao encontro de «pessoas de fé que não desistem da esperança», diz o padre Stan Chu Ilo, professor de Cristianismo Mundial e Estudos Africanos.
Opinião
Os pobres numa Igreja sinodal
O Papa Francisco anseia por uma Igreja pobre e para os pobres. Eu acrescento: com os pobres, e que a sinodalidade seja sinónimo de fraternidade.
Artigos
África, um continente a valorizar, não a explorar
O Papa Francisco afirma, nesta entrevista concedida em exclusivo à revista comboniana espanhola Mundo Negro – da qual apresentamos uns excertos –, que a «África é original e deve ser valorizada» e que os missionários que proclamam o Evangelho «fazem algo grande».
Artigos
Abba Detomaso: 50 anos na Etiópia
O padre Giuseppe Detomaso tinha 30 anos quando aterrou pela primeira vez na Etiópia e ficou lá durante cinco décadas. Uma vida de serviço e entrega generosa aos mais pobres e abandonados.
Opinião
Que papel têm os insectos na nossa sobrevivência espiritual?
Nós, e todos os seres do universo, sendo criados pelo mesmo Pai, estamos unidos por laços invisíveis e formamos uma espécie de família universal, uma comunhão sublime que nos impele a um respeito sagrado, amoroso e humilde.
Mundo
68 jornalistas mortos em 2022
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) acaba de publicar o balanço dos profissionais mortos em 2022: 68, em várias partes do mundo, quase metade na América Latina.
Opinião
Consolar
Estes encontros com as vítimas esquecidas de todos estes anos de conflitos e guerras tribais revelaram-se uma parábola do actual pontificado.
Livros
Livros
Nas nossas sugestões de leitura deste mês destacamos a obra «Metamorfose Necessária – Reler São Paulo», de José Tolentino Mendonça, editado pela Quetzal Editores.
Reportagens
Comerciantes de peles e missionários
Os primeiros não indígenas estabeleceram-se no Alasca no início de 1700. Depois deles, chegaram também missionários, primeiro os ortodoxos russos, depois os anglicanos e os católicos.
Reportagens
Não lhes chame «Esquimós»
No Alasca, há mais de cento e setenta mil nativos, divididos em onze grupos principais. O seu destino não é diferente dos povos autóctones de outras regiões do mundo: a difícil luta pela terra e pela preservação da sua cultura.
Reportagens
Alasca, o pranto dos glaciares
No 49.º Estado dos EUA, as alterações climáticas são muito mais evidentes do que em qualquer outro lugar. Como demonstrado pelo rápido degelo dos glaciares. No entanto, hoje discute-se sobre como levar a perfuração de petróleo para outras áreas do Estado. Áreas absolutamente intocadas e selvagens.