---
Opinião

Poluir até era bom para o aquecimento global

Queremos que o mundo mude, mas tomar consciência de que essa mudança começa por nós próprios é cada vez mais importante.
---
Mundo

Tensão entre a Venezuela e a Guiana

A fronteira que separa os dois países foi alvo de uma sentença que deu origem, em 1966, a um acordo assinado pelas duas partes em Genebra, mas que a parte venezuelana nunca aceitou.
---
Livros

Livros

Deixamos aos nossos leitores três excelentes sugestões de leitura, com destaque para o livro do Papa Francisco «Deus quer que sejas feliz», da editora Albatroz.
---
Igreja

Sínodo enfrenta temas difíceis

Dois anos depois do início de um processo que envolveu milhões de pessoas por todo o mundo, decorreu em Outubro, no Vaticano, a primeira sessão da assembleia sinodal sobre a sinodalidade.
---
Opinião

A boa notícia do Natal

Como José, Maria e Jesus, milhões de pessoas são obrigadas a deixar o seu lar, procurando refúgio ou protecção noutras regiões do planeta.
---
Opinião

Palavra que une todas as coisas?

«Comunhão»: simples e profunda palavra que parece unir todas as coisas.
---
Artigos

Evangelizar com alegria

O padre João Mponda, jovem missionário comboniano moçambicano, partilha a sua experiência vocacional e o trabalho evangelizador que realiza no Equador, país latino-americano onde se encontra há um ano.
---
Artigos

«Nunca afastes de algum pobre o teu olhar»

Na mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres (19 de Novembro), o Papa Francisco exorta a não desviar o olhar de quem está em dificuldade, nomeadamente as crianças que vivem em zonas de guerra, os que não conseguem sobreviver e os que são explorados no trabalho.
---
Artigos

Pobreza zero: o futuro a construir

No dia 19, comemoramos o VII Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem para a ocasião, o Papa Francisco convida-nos a nunca afastar o olhar dos pobres e a trabalhar para erradicar a pobreza. É esta atitude que podemos também observar na vida e na vocação de milhares de missionários espalhados pelo mundo.
---
Reportagens

Comerciantes de peles e missionários

Os primeiros não indígenas estabeleceram-se no Alasca no início de 1700. Depois deles, chegaram também missionários, primeiro os ortodoxos russos, depois os anglicanos e os católicos.
---
Reportagens

Não lhes chame «Esquimós»

No Alasca, há mais de cento e setenta mil nativos, divididos em onze grupos principais. O seu destino não é diferente dos povos autóctones de outras regiões do mundo: a difícil luta pela terra e pela preservação da sua cultura.
---
Reportagens

Alasca, o pranto dos glaciares

No 49.º Estado dos EUA, as alterações climáticas são muito mais evidentes do que em qualquer outro lugar. Como demonstrado pelo rápido degelo dos glaciares. No entanto, hoje discute-se sobre como levar a perfuração de petróleo para outras áreas do Estado. Áreas absolutamente intocadas e selvagens.

Últimos vídeos

Outubro Missionário 2023: Reflexão dia 31
Outubro Missionário 2023: Corações Ardentes, pés ao Caminho. Reflexão diária 31
31 outubro 2023
---
EDIÇÃO
Dezembro 2023 - nº 741
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.