A queda do ditador Omar al-Bashir deu esperança a um país com uma história atribulada de golpes militares e conflitos armados. Mas dois generais com ambição desmedida e demasiadas riquezas escolheram a guerra, o caos e a destruição.
Opinião
Testemunhas de paz e esperança
Os missionários querem estar com aqueles que sofrem, testemunhando o Reino de Deus e partilhando a alegria, a esperança e a paz do Evangelho.
Artigos
Sinais de esperança
A Etiópia, o maior país do Corno de África, que continua a viver num clima de tensão social e política, os católicos são um pequeno rebanho de menos de 2% da população. O Vicariato de Hawassa apoia as pessoas deslocadas de todas as formas possíveis.
Artigos
Educar para transformar
O conflito em Cabo Delgado, Moçambique, já deslocou mais de 800 mil pessoas. A Igreja Católica procura, promovendo uma educação de qualidade, acabar com a violência e a pobreza.
Música
Discos
«Beata es Maria» é um disco relevante para este mês, tradicionalmente dedicado à figura da mãe de Jesus. Sugerimos ainda «Lúmen», um disco que apresenta um conjunto de hinos da tradição cristã. Imperdível!
Opinião
De trincheiras a pontes
Uma comunicação cordial, aberta e acolhedora é uma componente estruturante do que se chama cimento social e este é imprescindível para transformarmos trincheiras em pontes.
Opinião
Comunicar é mais do que informar
Quem comunica, comunica-se. E comunicar a partir de uma informação implica partilhar um pouco de nós mesmos.
Livros
Livros
Aqui ficam três excelentes sugestões de leitura, com destaque para o livro «A arte de curar», da Editora Apostolado da Oração.
Mundo
Caminhos de paz
O autodenominado Estado-Maior Central manifestou a sua vontade de se sentar à mesa de negociações com o Governo colombiano.
Reportagens
Comerciantes de peles e missionários
Os primeiros não indígenas estabeleceram-se no Alasca no início de 1700. Depois deles, chegaram também missionários, primeiro os ortodoxos russos, depois os anglicanos e os católicos.
Reportagens
Não lhes chame «Esquimós»
No Alasca, há mais de cento e setenta mil nativos, divididos em onze grupos principais. O seu destino não é diferente dos povos autóctones de outras regiões do mundo: a difícil luta pela terra e pela preservação da sua cultura.
Reportagens
Alasca, o pranto dos glaciares
No 49.º Estado dos EUA, as alterações climáticas são muito mais evidentes do que em qualquer outro lugar. Como demonstrado pelo rápido degelo dos glaciares. No entanto, hoje discute-se sobre como levar a perfuração de petróleo para outras áreas do Estado. Áreas absolutamente intocadas e selvagens.