---
Artigos

Mulheres contra a fome

Na pátria de Mario Vargas Llosa, foram matriarcas que, com estratégias de sobrevivência, criaram «um fenómeno social sem paralelo na América Latina e, provavelmente, a nível mundial». Os comedores populares alimentam hoje mais de um milhão de pessoas.
---
Opinião

Missão como anúncio

A celebração pascal, que se conclui agora com o Pentecostes, acresce urgência ao anúncio e renova a beleza do testemunho cristão.
---
Artigos

A resposta não está escrita: O impacto da inteligência artificial no d

A inteligência artificial (IA) é um tema crescentemente relevante e incontornável que merece a nossa atenção, porque, tal como todas as tecnologias inovadoras, a IA é disruptiva. Ou seja, tem a capacidade de transformar a vida colectiva.
---
Música

Discos

«Eros & Subtilitas – Capricci, Madrigali e Danze in Dialogo» e «Home [Casa]», dois discos magníficos, são as nossas sugestões musicais para este mês.
---
Mundo

Maduro quase reeleito

Afastada a oposição que poderia fazer sombra ao líder venezuelano, Maduro pode considerar-se reeleito para um terceiro mandato – 2025-2031.
---
Opinião

Soprar

Com o «sopro de Jesus» a animar as suas vidas, os discípulos poderão agora partir pelo mundo fora.
---
Artigos

O missionário que mudou a agricultura de um país

Em meados dos anos 1960, os missionários de La Salle no Ruanda, impulsionados pelo irmão Jules Wieme, lançaram o Projecto Byumba. Com o tempo, a obra social desenvolveu-se, mas mantém-se fiel aos seus princípios.
---
Livros

Livros

Deixamos aos nossos leitores mais três excelentes sugestões de leitura para este mês, com destaque para o livro «Olhar a Teologia do Futuro aos Ombros dos Gigantes de Hoje», das edições Paulinas.
---
Opinião

A arte da comunicação e a inteligência artificial

Os sistemas de IA podem ajudar-nos a pôr em prática uma comunicação – no seu sentido pleno de arte da comunhão –, que ponha a pessoa no centro.
---
Reportagens

O longo caminho para o perdão

Entre a Igreja Católica e os povos indígenas canadianos existe um marco histórico doloroso: o das chamadas escolas residenciais. Uma ferida profunda que marcou as relações entre a instituição e os povos autóctones. João Paulo II dirigiu-se aos povos originários nas suas duas primeiras visitas ao Can
---
Reportagens

Uma história de tótemes e búfalos

Existem 1,8 milhões de indígenas no Canadá, ou seja, cinco por cento da população. A Constituição canadiana de 1982 distingue-os em três grupos: Primeiras Nações, Métis e Inuítes. Entre os símbolos indígenas mais conhecidos contam-se os tótemes e os búfalos.
---
Reportagens

Mesmo no «paraíso» está muito calor

No Canadá, habitado por 37 milhões de pessoas, existem oito mil árvores por habitante. No entanto, não faltam problemas ambientais. Do rápido aumento das temperaturas ao degelo dos glaciares, dos incêndios à invasão das empresas mineiras nacionais, que muitas vezes não gozam de boa reputação.

Últimos vídeos

Outubro Missionário 2023: Reflexão dia 31
Outubro Missionário 2023: Corações Ardentes, pés ao Caminho. Reflexão diária 31
31 outubro 2023
---
EDIÇÃO
Maio 2024 - nº 746
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.