---
Opinião

Clima – entre o desaire e a esperança

A COP27 teve os seus avanços, mas, entre várias decisões, falhou na resposta dos países em assegurarem uma indispensável redução de emissões.
---
Opinião

Justiça climática e filosofia ubuntu

É tempo de cuidar da Casa Comum, com coragem e aprendendo com a filosofia africana ubuntu.
---
Mundo

Os trabalhos de Lula da Silva

Lula da Silva conseguiu uma boa base de apoio para a transição, com partidos com pouco que ver uns com os outros. Mas o problema é o Congresso, onde terá de enfrentar, a partir de Janeiro, uma oposição numerosa e barulhenta.
---
Opinião

Canas de bambu

O trabalho pela ecologia é parte indispensável da missão que Deus confia aos cristãos no mundo de hoje.
---
Reportagens

Não lhes chame «Esquimós»

No Alasca, há mais de cento e setenta mil nativos, divididos em onze grupos principais. O seu destino não é diferente dos povos autóctones de outras regiões do mundo: a difícil luta pela terra e pela preservação da sua cultura.
---
Igreja

Construir a fraternidade

O Ir. Eduardo Freitas é um missionário comboniano português que trabalha no Uganda. Conta-nos um pouco do seu caminho vocacional e reflecte sobre o seu serviço como irmão na área da saúde em terras africanas.
---
Artigos

Provocadores de mudanças

O Movimento Emaús, fundado por Abbé Pierre, está presente em quatro dezenas de países. Em Portugal está prestes a celebrar quatro décadas de presença no país, a trabalhar com e para os mais pobres. Habituada a dar e receber, a comunidade precisa agora de perspectivas de futuro.
---
Igreja

Uma vida ao serviço dos mais pobres

No dia 20 de Novembro, o padre José Ambrosoli, missionário comboniano, será beatificado em Kalongo, no Uganda. Dedicou a sua vida ao serviço dos doentes e a promover a formação dos africanos.
---
Artigos

Mais de um século de luta

Os protestos das iranianas que, desde Setembro, enchem as ruas exigindo o direito de decidir a vida não começaram no dia da morte de Mahsa Amini. Há pelo menos 150 anos que elas se insurgem contra os poderes políticos e religiosos que lhes roubam a liberdade.
---
Artigos

«Jesus Cristo fez-se pobre por vós»

Celebramos hoje o VI Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem deste ano, de que apresentamos uns excertos, O papa sublinha que este dia é «uma sadia provocação para nos ajudar a reflectir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora actual».
---
Reportagens

Alasca, o pranto dos glaciares

No 49.º Estado dos EUA, as alterações climáticas são muito mais evidentes do que em qualquer outro lugar. Como demonstrado pelo rápido degelo dos glaciares. No entanto, hoje discute-se sobre como levar a perfuração de petróleo para outras áreas do Estado. Áreas absolutamente intocadas e selvagens.
---
Reportagens

Madagáscar: Primeira grande vítima das alterações climáticas

A ilha a que os Portugueses chamaram São Lourenço tem uma das menores pegadas carbónicas do mundo, mas está à beira de uma «fome de proporções bíblicas» causada pelo aquecimento global.

Últimos vídeos

Podcast Além-Mar (7 de Fevereiro 2020)
Podcast Além-Mar, 7 de Fevereiro de 2020
09 fevereiro 2020
---
EDIÇÃO
Dezembro 2022 - nº 730
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.