---
Opinião

A arte de escutar

Aí está a arte de escutar, aceitar escutar alguém que é outro, diferente, novo...
---
Igreja

Oração pela humanidade

O Papa Francisco presidiu no Vaticano a um momento extraordinário de oração pela humanidade, no contexto da pandemia causada pelo coronavírus, na qual afirmou que «só juntos» poderemos superar esta crise.
---
Artigos

Trump, o «vírus chinês» e o direito à saúde

Nos EUA, a saúde não é um direito. O serviço de saúde é uma mercadoria que se tem de pagar. Há muito que o presidente dos EUA ridiculizava a ameça do coronavírus, o «vírus chinês», como lhe chamou de forma depreciativa. Nas últimas semanas teve de mudar o seu tom e a estratégia de acção.
---
Artigos

Igualdade salarial: Menos para elas

A igualdade de remuneração por trabalho de igual valor é um direito fundamental das mulheres trabalhadoras. Contudo, existe um persistente diferencial de remuneração entre os sexos, que apenas tem diminuído ligeiramente nos últimos anos.
---
Mundo

Dar a vida pelo irmão

O padre Giuseppe Berardelli, de 72 anos, afectado pelo novo coronavírus, cedeu o seu ventilador para poder salvar um paciente mais jovem e terminou por morrer.
---
Cultura

Poesia que transforma

Elisa Lucinda nasceu em Vitória, Estado de Espírito Santo, Brasil. É poetisa, jornalista, cantora, actriz e professora. Idealizou e fundou a Casa Poema, uma instituição socioeducativa que faz formação em cidadania, ensinando a fazer, dizer e viver a poesia.
---
Reportagens

Um país, dois «presidentes»

Um ano após a sua «implausível eleição», Félix Tshisekedi parece ser apenas o chefe de Estado nominal em Kinshasa. O palácio presidencial continua habitado por Joseph Kabila, que controla o Parlamento, as forças de segurança e as principais fontes de receita. O futuro continua incerto e sombrio.
---
Opinião

Finalmente temos tempo para pensar

Quando ouvimos música, lemos poesia, e na vida em geral, o descanso, a pausa, ou qualquer movimento mais lento é essencial para compreendermos o todo.
---
Opinião

Praga de gafanhotos

Gafanhoto-do-deserto ataca Corno de África.
---
Artigos

Mukuru, onde mora a vida

Nos subúrbios de Mukuru vivem cerca de 600 mil pessoas. Uma das zonas mais degradadas de Nairobi cresce em redor do centro financeiro da capital queniana. Neste contexto trabalham as Irmãs da Misericórdia, que construíram o Mukuru Promotion Centre.
---
Reportagens

Foi verdadeiro milagre?

O Chile era considerado o país mais estável da América Latina devido ao crescimento económico, à redução da pobreza, à baixa dívida pública e à alternância governativa. No entanto, os protestos sociais estão a questionar a desigualdade e o modelo de desenvolvimento socieconómico adoptado.
---
Reportagens

Sobreviver à mudança

Três Estados sudaneses acolhem projectos de resiliência contra os efeitos das alterações climáticas.

Últimos vídeos

Podcast Além-Mar (7 de Fevereiro 2020)
Podcast Além-Mar, 7 de Fevereiro de 2020
09 fevereiro 2020
---
EDIÇÃO
Março 2020 - nº 700
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.