---
Artigos

De massacres em Timor a danças no TikTok

Retrato de Prabowo Subianto, ex-general de Suharto, presidente eleito da Indonésia.
---
Opinião

Racismos. Alteridade. Memórias do colonialismo. Guerras.

O racismo, essa percepção do outro como diferente e inferior, existe em relações individuais e em estruturas e sistemas.
---
Artigos

Sob a ameaça da fome

A Etiópia volta a estar sob a ameaça da fome devido à guerra, ao roubo de ajudas humanitárias e, sobretudo, à seca.
---
Artigos

Escutar a voz de Deus

A vocação é sempre uma iniciativa de Deus, que nos chama pelo nosso nome. Mas como fez Samuel, é preciso escutar, acolher no coração essa palavra e transformar aquilo que se ouviu em compromisso de vida, em missão.
---
Livros

Sugestões de leitura

Este mês damos destaque ao livro «Cartas a um jovem ateu», da editora Apostolado da Oração. Sugerimos ainda «A casa dos olhares» e «Os outros de alguém». Boas leituras!
---
Mundo

A segurança em troca da democracia

Na maior prisão de El Salvador, uma das maiores do mundo, quem se portar pior é metido num buraco onde só recebe luz por um buraquinho. O país também está assim: confiado ao que resta das instituições democráticas.
---
Opinião

Salvar a mãe-terra da poluição plástica

Os crentes estamos chamados a crescer na conversão ecológica, adoptando um estilo de vida que faça um uso responsável dos bens da Mãe-Terra.
---
Opinião

Estremecer

O fogo que nos anima na missão é a mesma alegria de Jesus, que nos faz estremecer de emoção.
---
Cultura

Obras que falam

O material reciclado do lixo da sociedade da Nigéria e as novas linguagens da arte contemporânea nigeriana são quem manda nas galerias de arte moderna criadas pela artista Nike Okundaye. Com mais de setenta anos de vida, ela ainda ensina a veicular mensagens por meio das obras de arte.
---
Reportagens

O longo caminho para o perdão

Entre a Igreja Católica e os povos indígenas canadianos existe um marco histórico doloroso: o das chamadas escolas residenciais. Uma ferida profunda que marcou as relações entre a instituição e os povos autóctones. João Paulo II dirigiu-se aos povos originários nas suas duas primeiras visitas ao Can
---
Reportagens

Uma história de tótemes e búfalos

Existem 1,8 milhões de indígenas no Canadá, ou seja, cinco por cento da população. A Constituição canadiana de 1982 distingue-os em três grupos: Primeiras Nações, Métis e Inuítes. Entre os símbolos indígenas mais conhecidos contam-se os tótemes e os búfalos.
---
Reportagens

Mesmo no «paraíso» está muito calor

No Canadá, habitado por 37 milhões de pessoas, existem oito mil árvores por habitante. No entanto, não faltam problemas ambientais. Do rápido aumento das temperaturas ao degelo dos glaciares, dos incêndios à invasão das empresas mineiras nacionais, que muitas vezes não gozam de boa reputação.

Últimos vídeos

Outubro Missionário 2023: Reflexão dia 31
Outubro Missionário 2023: Corações Ardentes, pés ao Caminho. Reflexão diária 31
31 outubro 2023
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 745
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.