Actualidades
17 janeiro 2020

Domingo da Palavra de Deus será celebrado pela primeira vez

Tempo de leitura: 3 min
Para que a comunidade cristã se concentre no grande valor que é a Palavra de Deus
---

O Domingo da Palavra de Deus será celebrado pela primeira vez a 26 de janeiro de 2020. É uma iniciativa que o Papa Francisco confia a toda a Igreja para que “a comunidade cristã se concentre no grande valor que a Palavra de Deus ocupa na sua existência diária”.

“Seria apropriado que toda a comunidade, num domingo do ano litúrgico, pudesse renovar o seu compromisso com a difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura: um domingo inteiramente dedicado à Palavra de Deus, para entender a riqueza inesgotável que advém desse diálogo constante de Deus com o seu povo”, menciona Francisco na Carta Apostólica «Misericordia et misera», no encerramento do Jubileu da Misericórdia.

Em 30 de setembro de 2019, como forma de homenagear a figura e o trabalho de São Jerónimo, um grande estudioso das Escrituras Sagradas e tradutor dos textos originais em latim, o Papa tornou pública a sua Carta Apostólica «Aperuit illis», com a qual instituiu o Domingo da Palavra de Deus.

Na manhã do domingo, 26 de janeiro, o Papa Francisco presidirá à Santa Eucaristia na Basílica de São Pedro. No final da celebração, num gesto simbólico, o Papa entregará a Bíblia a 40 pessoas, representando muitas expressões da nossa vida quotidiana: do bispo ao estrangeiro; do padre aos catequistas; de pessoas consagradas ao polícia e à guarda suíça; dos embaixadores dos vários continentes aos professores universitários e professores do ensino básico e secundário; dos pobres para o jornalista; do guarda ao prisioneiro que cumpre pena de prisão perpétua num estado de semi-liberdade; de algumas famílias a Nicolò Zaniolo representando os desportistas; um representante das igrejas ortodoxas e das comunidades evangélicas também a receberá.

Em resumo, as Escrituras Sagradas são confiadas a todos para indicar a atenção que somos chamados a prestar à Palavra de Deus, para que não permaneça um livro nas nossas mãos, mas se torne uma provocação contínua para oração, leitura, meditação e estudo. Os cristãos serão desafiados a não colocarem a Bíblia como um dos muitos livros nas prateleiras da casa, talvez cheios de poeira, mas como um instrumento que desperta a nossa fé.

“O domingo dedicado à Palavra de Deus pode fazer crescer no povo de Deus uma familiaridade religiosa e assídua com as Escrituras Sagradas, como o autor sagrado já ensinou nos tempos antigos: ‘A Lei está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30,14) (Aperuit illis, n.15)”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail