Assinala-se no sábado, 8 de fevereiro, o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas sob o tema: Juntos contra o tráfico de pessoas. No mesmo dia, a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, freira sudanesa vítima do tráfico de pessoas quando ainda era uma criança.
A Rede Internacional Contra o Tráfico de Pessoas, Talitha Kum, é a grande promotora desta jornada de luta contra o tráfico de seres humanos.
No mundo inteiro, o tráfico de pessoas é um flagelo que afeta todos, mas principalmente os mais pobres e vulneráveis e em especial os migrantes. Maioria das vítimas de tráfico humano é explorada sexualmente ou em trabalhos forçados.
Em 2019, o número de migrantes internacionais atingiu a marca de 271,6 milhões em todo o mundo. Treze milhões a mais em relação a 2017. Destes, 47,9% são mulheres e 13,9% são crianças e adolescentes (menores de 19 anos).
“Sempre me angustiou a situação das pessoas que são objeto das diferentes formas de tráfico. Quem dera que se ouvisse o grito de Deus, perguntando a todos nós: ‘Onde está o teu irmão?’. Onde está o teu irmão escravo? Essa pergunta é para todos!” Papa Francisco na Evangelii Gaudium.