Actualidades
11 fevereiro 2020

Jesus Cristo é solidário com a humanidade aflita e sofredora

Tempo de leitura: 3 min
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Doente
---

Assinala-se nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente. Por ocasião desta data, o Papa Francisco escreveu uma mensagem em que reflete sobre as palavras de Cristo: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos”.

“Estas palavras ditas por Jesus”, refere o Papa, “indicam o caminho misterioso da graça, que se revela aos simples e revigora os cansados e exaustos”.

“Tais palavras exprimem a solidariedade do Filho do Homem, Jesus Cristo, com a humanidade aflita e sofredora”, acrescenta.

Francisco recorda-nos que “há tantas pessoas que sofrem no corpo e no espírito!”, mas Cristo a todas convida a ir ter com Ele, prometendo-lhes alívio e recuperação.

No XXVIII Dia Mundial do Doente, Jesus dirige este convite aos doentes e oprimidos, aos pobres cientes de dependerem inteiramente de Deus para a cura de que necessitam sob o peso da provação que os atingiu. A quem vive na angústia devido à sua situação de fragilidade, sofrimento e fraqueza, Jesus Cristo não impõe leis, mas, na sua misericórdia, oferece-Se a Si mesmo, isto é, a sua pessoa que dá alívio.

De acordo com o Papa, a doença coloca-nos de modo particular entre os “cansados e oprimidos” que atraem o olhar e o coração de Jesus.

“Daqui vem a luz para os vossos momentos de escuridão, a esperança para o vosso desalento. É verdade que Cristo não nos deixou receitas, mas, com a sua paixão, morte e ressurreição, liberta-nos da opressão do mal”, salienta.

Na sua mensagem, o Santo Padre dirige uma palavra diretamente aos profissionais da saúde, aos quais pede atenção para que “a vossa ação tenha em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem mesmo se for irreversível o estado da doença”.

“Quando vos defrontais com os limites e possível fracasso da própria ciência médica perante casos clínicos cada vez mais problemáticos e diagnósticos funestos, sois chamados a abrir-vos à dimensão transcendente, que vos pode oferecer o sentido pleno da vossa profissão. Lembremo-nos de que a vida é sacra e pertence a Deus, sendo por conseguinte inviolável e indisponível”, exorta o Santo Padre.

“À Virgem Maria, Saúde dos Enfermos, confio todas as pessoas que carregam o fardo da doença, juntamente com os seus familiares, bem como todos os profissionais da saúde”, conclui o Papa.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail