O Papa Francisco celebrou a Missa na Casa de Santa Marta nesta sexta-feira e dedicou a oração aos profissionais de saúde que estão a arriscar a própria vida para tratar os doentes de coronavírus. Na homilia, o Papa explicou como confessar na ausência de um padre.
“Ontem recebi uma mensagem de um sacerdote bergamasco a pedir orações pelos médicos de Bérgamo, Treviglio, Bréscia, Cremona, que estão a trabalhar no limite das suas forças; eles estão a dar as suas próprias vidas para ajudar os doentes, para salvar a vida dos outros”, disse Francisco.
Na homilia, Francisco disse que na Páscoa muitos vão confessar-se para se encontrarem com Deus e referiu que, neste momento, as pessoas estão a perguntar onde poderão encontrar um padre para fazer a confissão.
O Santo Padre indicou então para fazer “o que o diz Catecismo”. “É muito claro: se não encontras um sacerdote para te confessares, fala com Deus, Ele é teu pai, e diz-lhe a verdade: Senhor, pequei nisto, nisto, nisto... Perdoa-me”.
“E pede-Lhe perdão a Ele de todo coração, com o Ato de Contrição e promete-Lhe: Depois vou confessar-me, mas perdoa-me agora”, explicou.
O Papa concluiu a dizer que “imediatamente voltarás à graça de Deus”.