Actualidades
26 junho 2020

Combate ao Ébola serve de inspiração para enfrentar outras epidemias

Tempo de leitura: 1 min
Acabar com o surto de Ébola parecia uma missão impossível
---

A diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, disse estar otimista relativamente à eliminação da pandemia da Covid-19, lembrando que “acabar com o surto de Ébola parecia uma missão impossível”.

Para a responsável da OMS, o sucesso no combate desta doença é “um sinal de que até as mais desafiantes epidemias podem ser controladas”.

Após dois anos de luta contra o Ébola, a República Democrática do Congo e nove vizinhos regionais têm mais capacidades para lidar com emergências de saúde”, disse Moeti, salientando que “é fundamental haver vigilância e uma colaboração entre toda a sociedade na prevenção e na resposta, porque ao trabalharmos juntos vamos conseguir derrotar a Covid-19”.

Entre as principais lições que foram aprendidas com o surto de Ébola, Matshidiso Moeti destaca a capacidade de implementar inovações em tempo de crise e a capacidade de adaptação: “Aprendemos a inovar durante a emergência de Ébola, encontrámos uma nova vacina e novos tratamentos e podemos aprender ao mesmo tempo que tratamos”.

Vimos também a importância da resiliência dos sistemas de saúde, o que nos mostrou que temos de investir nos sistemas de saúde quando não há pandemia, isso faz uma enorme diferença na capacidade de implementar ações para conter a pandemia”, afirmou a diretora da OMS para a África.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail