Actualidades
29 setembro 2020

Igreja do Huambo em festa

Tempo de leitura: 3 min
A Arquidiocese do Huambo, em Angola, celebrou os 80 anos de fundação com a ordenação de 13 novos sacerdotes
---

A Arquidiocese do Huambo, em Angola, celebrou no Domingo, 27 de Setembro, o octogésimo aniversário desde a sua erecção canónica a 4 de Setembro de 1940, desmembrando-se da até então única de Angola e Congo. A celebração teve lugar no Complexo São João Paulo II, na presença da maioria dos Bispos da Conferência, dos sacerdotes, religiosos e religiosas da diocese e não só, das entidades governamentais e de inúmeros fiéis.   

A única efeméride presidida por D. Zeferino Zeca Martins,svd, Metropolita do Huambo, ficou marcada pela celebração de vários outros acontecimentos a destacar: bodas de prata sacerdotais de Dom Zeferino Zeca Martins,svd, Arcebispo titular, ordenado aos 06 dias do mês de Agosto de 1995; bodas de ouro sacerdotais do reverendo padre Justo Félix, ordenado aos 27 de Junho de 1970 no Huambo; ordenação de 13 novos sacerdotes, todos diocesanos, que, na ocasião, manifestaram a vontade de continuar a tornar Cristo cada vez mais presente no meio do povo.

IMG-20200927-WA0027[17619]

Na ocasião, o P.e Filipe Kuteñgala Júlio, um dos novos ordenados disse: «Sempre senti o ardor de dar o meu contributo na messe do Senhor como missionário. E acredito que  Aquele que me chamou para a Sua missão há-de potenciar-me com a sua graça para que O possa servir em espírito e verdade. Conto com as orações de toda a Igreja para que lá onde for enviado seja fermento do amor de Deus e fiel aos compromissos que livremente hoje assumi».

De recordar que a Igreja do Huambo se vai reerguendo das cinzas, pois foi uma das que foram mais atingidas pelo conflito armado que assolou Angola desde 1975 a 2002, que destruiu todas as suas infra-estruturas (paróquias, missões, internatos, escolas, etc.) e martirizou dezenas de seus sacerdotes. O destaque vai para a famosa Guerra dos Cinquenta e Cinco Dias, que decorreu de 9 de Janeiro a 25 de Março de 1993, depois das primeiras eleições gerais de 1992, em que a cidade foi o palco dos confortos.

Com estas ordenações, a Diocese do Huambo apresenta-se verdadeiramente como uma Igreja em franco crescimento em número de sacerdotes. A prova disto é que é uma das poucas que assumiu o projecto de uma Igreja “Fidei donum”, isto é, a Igreja que envia sacerdotes seculares para as outras dioceses mais necessitadas, de acordo com a Carta Encíclica “Fidei Donum” do Papa Pio XII, publicada aos 21 de Fevereiro 1957 e actualizada pelo Papa João Paulo II.

IMG-20200927-WA0044[17613]

É ainda impressionante a fotografia conjunta dos ordenados, com mascaras e chapéus, que vai descrevendo o momento agreste a que a pandemia da covid-19 nos submete, deixando as suas marcas no ritmo das celebrações e na História.

P.e Henrique Simão Mutali, fd

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail