Actualidades
17 outubro 2020

A tragédia da fome

Tempo de leitura: 3 min
Segundo a FAO, a pandemia pode levar mais 132 milhões de pessoas para situações de fome. Francisco considera este cenário «uma vergonha e uma tragédia» e propõe a criação de fundo global para alimentos, com dinheiro das despesas militares
---
Uma criança desnutrida bebe leite terapêutico no Centro de Referência de Saúde na cidade de Mopti, no Mali (Foto: UNICEF / UNI287179 / Dicko)

Em 2019, mais de 690 milhões de pessoas (8.9 % da população mundial) estavam em situação de fome, das quais 381 milhões em Ásia, 250 milhões em África e 48 milhões na América Latina e Caraíbas. Por causa da pandemia e da crise socioeconómica, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que mais 130 milhões de pessoas estão em risco de passar fome. Perante este panorama, o director da agência, Qu Dongyu, fala num desafio «a uma escala sem precedentes desde a II Guerra Mundial» que «ameaça as vidas de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo».

António Guterres, secretário-geral da ONU referiu que além dos 130 milhões de pessoas correm o risco de cair à beira da fome até ao final deste ano, «690 milhões de pessoas não têm o que é necessário para comer. Ao mesmo tempo, mais de 3 mil milhões de pessoas não têm dinheiro para uma dieta equilibrada».

O aumento do preço dos alimentos e as perdas de emprego impulsionadas pela pandemia de covid-19 estão a aumentar a insegurança alimentar e a desnutrição em várias regiões do mundo, e teme-se que milhões de pessoas possam ficar sem dinheiro para comprar alimentos.

A fome é uma vergonha

A propósito do tema, o Papa Francisco sugeriu utilizar o dinheiro usado em armas e outras despesas militares para construir um fundo mundial «para eliminar definitivamente a fome». A proposta foi lançada numa mensagem de vídeo divulgada por ocasião do 75º aniversário da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) celebrada no dia 16 de Outubro, no Dia Mundial da Alimentação.

Na mensagem o Santo Padre sublinha que «para a humanidade, a fome não é só uma tragédia, mas também uma vergonha. Em grande parte, é provocada por uma distribuição desigual dos frutos da terra, à qual se somam a falta de investimentos no sector agrícola, as consequências das mudanças climáticas e o aumento dos conflitos em várias regiões do planeta. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos».

«A crise actual mostra-nos que são necessárias políticas e acções concretas para erradicar a fome no mundo... Uma decisão corajosa seria criar com o dinheiro usado em armas e outras despesas militares 'um Fundo Mundial' para eliminar definitivamente a fome e ajudar o desenvolvimento dos países mais pobres», assinala o papa.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também afirmou que «num mundo de fartura, é uma afronta grave que centenas de milhões de pessoas vão para a cama com fome, todas as noites».

Veja o vídeo com a mensagem do Papa Francisco:

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail