Actualidades
01 fevereiro 2021

Dia dos avós e dos idosos

Tempo de leitura: 2 min
O Papa Francisco institui o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A iniciativa, a celebrar anualmente no quarto domingo de Julho, permitirá recordar e celebrar o dom da velhice.
---

Será celebrado a partir deste ano, no quarto domingo de Julho, próximo à festa dos santos Joaquim e Ana, avós de Jesus, o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A iniciativa permitirá, como anunciou o Papa Francisco no final da oração do Ângelus do dia 31 de Janeiro de 2021, recordar e celebrar o dom da velhice e daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé.

Como anunciado neste domingo depois do Ângelus, o Santo Padre Francisco decidiu instituir em toda a Igreja a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado a partir deste ano, no quarto domingo de julho, próximo à memória litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.

O papa lembrou que muitos idosos permanecem sozinhos e longe de suas famílias, mas, pelo contrário, devem ser preservados como uma memória a ser transmitida. «Os avós, tantas vezes são esquecidos e nós esquecemos esta riqueza de conservar as raízes e transmitir. E por esta razão decidi instituir o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos».

O Santo Padre lembrou na sua intervenção a importância do encontro entre gerações, para a Igreja e para a sociedade: «É importante que os avós se encontrem com os netos e os netos com os avós, porque como diz o profeta Joel, os avós, diante dos nossos, sonharão, terão ilusão; e os jovens, encontrando força nos avós, seguirão em frente e hão de profetizar».

O cardeal Farrell, prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida, ressalta em declarações a Vatican News que «o cuidado pastoral dos idosos é uma prioridade que não pode mais ser adiada, para cada comunidade cristã. Na encíclica Fratelli tutti, o Santo Padre nos recorda que ninguém se salva sozinho. Nesta perspectiva, é necessário valorizar a riqueza espiritual e humana que foi transmitida através das gerações».

Este ano, por ocasião do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa Francisco presidirá a missa da noite de domingo, 25 de Julho, na Basílica de São Pedro.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail