Actualidades
06 abril 2021

India: promoção da ecologia integral

Tempo de leitura: 3 min
Na India, as Irmãs de Notre Dame estão a animar os processos de promoção da ecologia integral de acordo com o espírito da Laudato Si’. Um compromisso que une o serviço pelos marginalizados e o cuidado com a Criação, sem limites de crença.
---
As Irmãs de Notre Dame promovem a iniciativa Laudato Si’ na India (Foto: VaticanNews)

A Irmã Mary Jyotisha Kannamkal, religiosa da congregação das Irmãs de Notre Dame, é a responsável pelas iniciativas da Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação da Província de Patn. Esta região pertence ao Estado de Bihar, no nordeste da Índia. Organiza cursos de formação e encontros inter-religiosos dedicados ao documento do Papa Francisco, sem nunca esquecer dos pobres e dos marginalizados do país, hoje ainda mais afectados pela emergência do coronavírus.

O Bihar conta com 125 milhões de habitantes, muitos deles vivem em situação de pobreza e pobreza extrema. Em 2016, o Banco Mundial apontou que na região viviam pelo menos 36 milhões de pobres.

Em declarações ao portal de notícias VaticanNews, a irmã Jyotisha afirma que apreça muito a encíclica verde de Francisco e ficou «impressionada com a perspectiva espiritual da interconexão das crises socioambientais que nos pedem urgentemente uma conversão ecológica, uma revolução cultural radical para a promoção de uma ecologia integral que responda ao grito da terra e dos pobres». Por esse motivo, afirma, «tornei-me Animadora Laudato si’: estou muito tocada pelo facto de que as crises ecológicas afectam sobretudo os pobres». Nos últimos dois a três anos – salienta a religiosa – secas e enchentes deixaram milhões de pessoas «sem o mínimo de sustento básico». «A minha consciência pede-me insistentemente que me dedique à construção da solidariedade para a ecologia integral».

A religiosa considera «a Laudato Si' como uma ferramenta espiritual para conduzir este mundo governado pelo materialismo» aos valores espirituais correctos e à colaboração para o bem comum. «Chegou o momento de despertar a nossa espiritualidade porque é a energia vital, real e dinâmica que nos ajuda a combater a crise social e ecológica que enfrentamos», afirma a irmã Jyotisha.

O ideal espiritual da Índia, Vasudhaiva Kutumbakam, indica que «o mundo inteiro é uma só família» e a Laudato Si' chamam-nos a ter uma relação fraterna com cada pessoa e com cada vida criada por Deus. «Ser família significa sentir a responsabilidade de cuidar de cada um e de cada membro da família», destaca a religiosa indiana.

A irmã Jyotisha sublinha que «a pandemia global agravou o sofrimento e a miséria dos pobres devido à crise socioambiental: o seu efeito desproporcional sobre os pobres em países como a Índia é alarmante». Nesta situação de emergência por causa do novo coronavírus, a atenção da religiosa, diz a religiosa, que também é membro do Fórum Inter-religioso pelos Direitos Humanos da Unicef-Bihar, centra-se, de modo especial, na situação «muito difícil» e «desoladora» dos trabalhadores migrantes, que muitas vezes trabalham a dias: muitos deles, uma vez empregados nas megalópoles, por causa da pandemia, voltaram às aldeias porque agora não têm trabalho.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail