Actualidades
12 outubro 2021

El Salvador: beatificação dos mártires

Tempo de leitura: 3 min
Os bispos de El Salvador convidam os fiéis a participar activamente na beatificação dos mártires, que se realizará no próximo mês de Janeiro.
---

A Conferência Episcopal de El Salvador (CEDES) convida todos os fiéis a prepararem-se espiritualmente para a beatificação dos seus quatro mártires, que terá lugar no dia 22 de Janeiro de 2022: o padre Jesuíta Rutilio Grande, Manuel Solórzano e Nelson Rutilio Lemus Chávez, leigos, e frei Cosme Spessotto, OFM.

O apelo do CEDES recorda «a imensa alegria» suscitada pela canonização de D. Oscar Arnulfo Romero, convidando todos a regozijarem-se com a próxima beatificação dos quatro mártires salvadorenhos, que terá lugar no sábado, dia 22 de Janeiro de 2022, na Catedral de São Salvador, às cinco horas da tarde. A participação dos fiéis será determinada pela evolução da pandemia covid-19, no entanto, será possível acompanhar a celebração pela televisão.

O lugar escolhido é emblemático, escrevem os bispos, porque «foi precisamente naquela praça onde, no Domingo de Ramos de 1980, uma imensa multidão manifestou o seu amor e gratidão ao nosso santo Oscar Arnulfo Romero, numa missa fúnebre inesquecível que, infelizmente, foi manchada pela violência». Os quatro mártires a serem beatificados fazem parte da história da Igreja em El Salvador, uma história atormentada marcada por «um turbilhão de violência fratricida que ceifou a vida de inúmeras vítimas inocentes, a maioria delas conhecidas apenas por Deus». «Parece-nos providencial que possamos venerar juntos um jesuíta salvadorenho, um franciscano italiano e dois leigos do nosso povo, um jovem e um idoso, que têm em comum o facto de terem derramado o seu sangue por Cristo no meio do calor da guerra... Cada uma destas testemunhas da fé tem uma contribuição original a oferecer à Igreja para que esta possa permanecer fiel à sua missão», afirmam os prelados.

Quando chega a tão esperada data da sua beatificação, os bispos convidam os fiéis a abrir os seus corações à Palavra de Deus, a conhecer os que serão beatificados, a deixarem-se desafiar pelo seu testemunho: «Os nossos mártires são testemunhas credíveis de uma Igreja em movimento, uma Igreja compassiva e misericordiosa, uma Igreja que proclama o Reino de Deus por palavras e obras». Por esta razão, apelam à preparação espiritual, anunciando algumas ajudas para apoiar esta viagem, e convidam todos os baptizados, cada um na sua situação, a serem também «mártires», ou seja, «testemunhas» de Jesus Cristo e construtores do Reino de Deus, como têm sido os mártires abençoados.

(Com informação de Fides)

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail