Actualidades
13 outubro 2021

Acolher pessoas e culturas

Tempo de leitura: 2 min
O Papa Francisco afirmou que ser católico significa abrir-se a todos os povos e culturas e lamentou os erros que foram cometidos na história da evangelização ao querer impor apenas um modelo cultural
---
O Papa Francisco durante a audiência geral de hoje, dia 13 de Outubro (Foto: Lusa)

Durante a audiência pública semanal, realizada hoje, dia 13 de Outubro, no Auditório Paulo VI do Vaticano, o Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre a Carta aos Gálatas. O pontífice referiu que «São Paulo considera o âmago da liberdade o facto de que, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, fomos libertados da escravidão do pecado e da morte».

Segundo Francisco, «esta novidade de vida nos abre para acolher cada povo e cultura e, ao mesmo tempo, abre cada povo e cultura a uma maior liberdade». «No chamado à liberdade descobrimos o verdadeiro significado da inculturação do Evangelho, ou seja, que o Evangelho pega a cultura na qual vive a comunidade cristã e fala de Cristo com aquela cultura», disse o papa.

«O verdadeiro sentido desta inculturação é ser capaz de proclamar a Boa Nova de Cristo Salvador, respeitando o que é bom e verdadeiro nas culturas», continuou Francisco, referindo que muitos «erros foram cometidos na história da evangelização ao querer impor apenas um modelo cultural! Por vezes, nem sequer renunciaram à violência a fim de fazer prevalecer o próprio ponto de vista. Pensemos nas guerras».

Francisco sublinhou que esta atitude privou a Igreja de «tantas expressões locais que têm em si as tradições culturais de povos inteiros», evocando exemplos de tentativas de evangelização na China ou na Índia que foram mal recebidas pelo Ocidente.

O papa sublinhou ainda a necessidade de «respeitar a origem cultural de cada pessoa, colocando-a num espaço de liberdade que não seja restringido por qualquer imposição ditada por uma única cultura predominante».

«Este é o significado de nos chamarmos católicos, de falarmos da Igreja católica: não é uma denominação sociológica para nos distinguir dos outros cristãos; católico é um adjectivo que significa universal, catolicidade, universalidade, Igreja universal, ou seja, católica», explicou.

Francisco questionou os presentes sobre a forma de anunciar a mensagem cristã num momento histórico de «grande mudança cultural», marcado pelo avanço da tecnologia. «Se pretendêssemos falar da fé como se fazia nos séculos passados, correríamos o risco de já não sermos compreendidos pelas novas gerações», advertiu Francisco.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail