Actualidades
20 junho 2022

Missão de proximidade, ternura e misericórdia

Tempo de leitura: 3 min
No passado dia 18, o Papa Francisco recebeu em audiência os capitulares dos Combonianos. O papa convidou-os a que, ante a «inadiável renovação eclesial», sejam missionários de proximidade, compaixão e ternura.
---
Francisco com os capitulares Combonianos (Foto: © Vatican News)

Na audiência, que se realizou na sala do consistório, o Papa Francisco disse aos Combonianos que «a missão depende totalmente da união com Cristo e da força do Espírito Santo». A reflexão do papa inspirou-se no lema «Eu sou a videira, vós sois os ramos», adoptado para o XIX Capítulo dos Missionários Combonianos. Francisco recordou as palavras de Jesus aos discípulos, que nada podem fazer sem Ele. «Se estivermos bem unidos à videira, a seiva do Espírito passa de Cristo até nós e qualquer coisa façamos trará fruto, porque não é obra nossa, mas o amor de Cristo que actua através de nós», disse.

Francisco insistiu na necessidade de evitar a autorreferencialidade e «ir além»: «Mas quando começamos com esta psicologia, espiritualidade do espelho, deixamos de ir além e voltamos sempre para o nosso coração que esta doente: todos temos o nosso coração doente e a graça de Deus nos salva. Sem a graça, 'kaputt' (arruinado). Importante é isto com o Espírito, ir além».

Este é o segredo da vida cristã, acrescentou Francisco, em particular na missão, onde quer que se realize, na Europa, na África ou em outros continentes. O missionário é o discípulo que está tão unido ao Mestre que as suas mãos, a sua mente e o seu coração são “canais” do amor de Cristo. Não é um proselisita. E o que levam em missão? A misericórdia, a compaixão e a ternura: «Sois chamados a dar este testemunho do ‘estilo de Deus’ – proximidade, compaixão, ternura”. “O traço essencial do Coração de Cristo é misericórdia, compaixão, ternura. Isto não deve ser esquecido: o estilo de Deus, já no Antigo Testamento, é este. Proximidade, compaixão e ternura», sublinhou o papa.

Francisco disse, ainda, que este testemunho «faça parte da “inadiável renovação eclesial” em chave missionária a que toda a Igreja é chamada (Evangelii Gaudium, 27-33). É uma conversão que parte da consciência de cada indivíduo, envolve cada comunidade e chega, assi, a renovar todo o instituto».

O XIX Capítulo Geral dos Missionários Combonianos realiza-se até o dia 30 de Junho, na Casa Geral da Instituto, em Roma. Os participantes capitulares são sessenta e nove, mais quatro observadores. São de 24 nacionalidades diferentes: 30 africanos, 28 europeus, 11 americanos. Os países de origem com mais capitulares são: Itália (13), Uganda (7), RD Congo (6), México, Espanha e Portugal.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail