Actualidades
24 julho 2022

Canadá: Peregrinação penitencial

Tempo de leitura: 2 min
O Papa Francisco partiu para o Canadá, para continuar o caminho de reconciliação com as populações indígenas
---
O Papa Francisco partiu para o Canadá para realizar a 37ª Viagem Apostólica, definida pelo próprio pontífice como "peregrinação penitencial" (Foto: ©Vatican Media)

O Papa Francisco partiu de Roma pelas 09h16 deste domingo (menos uma em Lisboa), para iniciar a sua 37ª viagem internacional, percorrendo mais de 19 mil quilómetros para uma «peregrinação penitencial» ao Canadá, como o próprio a apresentou, para prosseguir o «caminho de cura e reconciliação» dos povos autóctones com a Igreja Católica, que se adequou à mentalidade colonial e às políticas governamentais de assimilação dos séculos passados, provocando profundas feridas nas comunidades nativas, com abusos e crueldades.

Pouco antes da partida, o papa publicou uma mensagem no Twitter: «Queridos irmãos e irmãs do #Canadá, vou entre vocês para encontrar os povos indígenas. Espero que, com a graça de Deus, minha peregrinação penitencial possa contribuir para o caminho de reconciliação já empreendido. Por favor, me acompanhem com a #oração.» 

A visita, que decorre até 30 de Julho, passa pelas cidades de Edmonton, Quebeque e Iqaluit – que abriga o maior número de Inuítes.

Francisco com a delegação - que entre outros tem dois membros da Cúria Romana originários do Canadá, os cardeais Marc Ouellet, prefeito do Dicastério para os Bispos, e Michael Czerny, prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral - chegará a Edmonton às 11h20 no fuso horário do Canadá. Não haverá nenhum compromisso após a recepção oficial no aeroporto, de onde o papa se dirigirá ao Seminário São José para descansar.

Francisco é o segundo papa a passar pelo Canadá, que recebeu São João Paulo II por três vezes: 1984, 1987 e 2002.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail