Actualidades
23 julho 2023

III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Tempo de leitura: 3 min
Celebra-se hoje, dia 23 de Julho, o Terceiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que tem como tema «A sua misericórdia se estende de geração em geração» (Lc 1, 50).
---

O Papa Francisco escolheu a frase bíblica «A sua misericórdia se estende de geração em geração», recordando a visita de Maria a sua prima Isabel, como tema do 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que «expressa a ligação» com a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

O tema da JMJ Lisboa 2023 «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1,39) mostra a jovem Maria que se propôs a visitar sua prima idosa Isabel e proclamar no Magnificat a força da aliança entre jovens e idosos.  Assim escreve Francisco, na mensagem para este dia: «O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades. Por sua vez, aos mais velhos, a presença dum jovem abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que viveram e se vão realizar os seus sonhos. Em resumo, a visita de Maria a Isabel e a consciência de que a misericórdia do Senhor se transmite duma geração à outra mostram que não podemos avançar – nem salvar-nos – sozinhos, e que a intervenção de Deus se manifesta sempre no conjunto, na história dum povo. É precisamente Maria quem no-lo diz no Magnificat, alegrando-Se em Deus, que, fiel à promessa feita a Abraão (cf. 1, 51-55), realizou maravilhas novas e surpreendentes.

O papa pede que «não deixemos sozinhos os avós e os idosos; é preciosa a sua presença nas famílias e nas comunidades: dá-nos a noção de partilhar a mesma herança e de fazer parte dum povo em que se preservam as raízes. Sim! São os idosos que nos transmitem a pertença ao santo Povo de Deus. A Igreja e de igual modo a sociedade precisam deles. É que os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro».

Francisco lembra que «o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para o celebrarem, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos».

E desafia os jovens que se preparam para a JMJ Lisboa 2023 a visitar os mais velhos: «A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho».

Em 2021, o Papa Francisco instituiu na Igreja o Dia Mundial dos Avós e Idosos, uma celebração anual, no quarto domingo de Julho, junto ao dia de São Joaquim e Santa Ana.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail