Os participantes, cerca de seis dezenas de antigos alunos e acompanhantes, começaram por cantar o hino da autoria de Laureano. Seguidamente, fizeram a apresentação a começar pelos mais antigos. O irmão Matias e o padre Gregório foram dois dos mais antigos alunos presentes e entusiastas no contacto com todos. A continuação, falou com o seu habitual entusiasmo discursivo o antigo aluno e académico Fernando Paulo. Depois, o superior provincial dos Combonianos, padre Fernando Domingues, partilhou a situação da “nação Comboniana” em Portugal e no mundo dando a conhecer por onde andam e o que vão fazendo os Combonianos portugueses espalhados pelo mundo. Deu, ainda, a conhecer as novas estratégias de formação dos novos combonianos vindos cada vez mais de paragens extra-europeias. O
sonho de Comboni a realizar-se não só em África, mas também nas Américas
e no Oriente.
No final da manhã, realizou-se a celebração eucarística na “catedral” do Seminário das Missões. Antes do almoço, tirou-se a foto do grupo (em baixo) junto do monumento evocativo dos 75 anos da presença dos Combonianos em Portugal. Seguiu-se a refeição comunitária e o alegre convívio.
Este ano, as ofertas recolhidas no encontro serão enviadas para Moçambique, em concreto para a Matola, Maputo, para apoiar o trabalho do padre Júlio Martins Marques.