Actualidades
08 novembro 2019

Formação de governo provisório no Sudão do Sul adiada para 2020

Tempo de leitura: 1 min
Decisão foi anunciada após encontro realizado no Uganda
---

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e o principal líder da oposição, Riek Machar têm mais 100 dias para formar o governo de união nacional.

A decisão foi anunciada na quinta-feira, 7 de novembro, no final de um encontro realizado no Uganda. Com isso, a formação de um governo provisório fica adiada para 2020.

A formação do governo de transição estava inicialmente prevista para maio deste ano, sendo então adiada para 12 de novembro por causa de divergências e do pouco progresso verificado.

Um comunicado divulgado após a reunião refere que “há pontos críticos relativos a segurança e governança” que necessitam serem acertados para que se possibilite a “formação de um governo de transição revitalizado de unidade nacional”.

O líder do maior partido da oposição, Riek Machar, já tinha demonstrado preocupação com as questões de segurança e exigido medidas para garantir a sua estadia segura no país, antes de ingressar num governo do qual, segundo os acordos de paz, ele deveria ser o primeiro vice-presidente.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail