Actualidades
23 janeiro 2020

Bispos alertam sobre insegurança na África Central

Tempo de leitura: 2 min
Preocupação com as fronteiras entre o Burundi, o Ruanda e a RDC
---

Os bispos da Associação das Confederações Episcopais da África Central (ACEAC) lançaram um alerta sobre a insegurança em algumas áreas, em especial nas fronteiras entre o Burundi, o Ruanda e a República Democrática do Congo.

“A situação social continua preocupante, em primeiro lugar à luz da persistente insegurança em algumas áreas, em especial nas fronteiras dos três países”, assinala a declaração divulgada após uma reunião dos bispos da ACEAC.

O documento aponta ainda que nos três países, “o poder de compra tem diminuído e muitas famílias estão a viver abaixo da linha da pobreza”.

A declaração dos bispos da África Central destaca ainda as mazelas do Ébola e as cheias que nos últimos meses causaram várias vítimas, deixaram muitos desabrigados e danos materiais significativos”.

De acordo com a declaração, existe uma perigosa deterioração do clima de confiança entre os líderes políticos da região, o que aumenta o risco de confrontos armados. Por isso, apelam “à consciência dos governantes” para que mantenham os seus corações e mentes atentos ao dever de proteger as pessoas”.

Para os próximos meses, os bispos da ACEAC vão publicar um programa pastoral para a conversão dos corações e a promoção da coesão social, para além de lançarem um convite aos fiéis para rezar todos os dias a oração pela paz de São Francisco de Assis.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail