Actualidades
27 abril 2020

Pacto Comboniano pela Casa Comum

Tempo de leitura: 1 min
Inspirada no Pacto das Catacumbas e no Pacto das Catacumbas pela Casa Comum, para motivar e assumir uma missão que esteja em sintonia com o Evangelho e estes compromissos eclesiais, a família comboniana presente no continente americano assume um Pacto Comboniano pela Casa Comum.
---
Na actual crise social e ambiental, a Humanidade é chamada a converter-se e a sonhar. A mudança é urgente e possível, mas depende cada um de nós. Assim, os Missionários Combonianos presentes no continente americano elaboraram e assinaram o Pacto Comboniano pela Casa Comum (PCCC).
Este pacto concretiza-se em dez compromissos para uma Igreja que procura ser profética e samaritana e quer avançar no caminho da inculturação da liturgia. Além disso, procura assumir uma pastoral ecuménica e sinodal, que favorece o protagonismo dos leigos e das mulheres e cultiva um estilo de vida sóbrio, simples e solidário. O PCCC é, portanto, um instrumento com o qual se faz aliança, causa comum, com os povos do continente, nomeadamente da Amazónia, e com a defesa da vida. Através dele, a pastoral poderá reconfigurar-se e ter um novo ímpeto missionário e, com isso, contribuir com a requalificação da missão e a ministerialidade comboniana no continente americano.
Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail