Actualidades
16 maio 2019

Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento

Tempo de leitura: 1 min
A Cáritas Portuguesa apresenta relatório sobre migrações e desenvolvimento
---

“Migrar é um direito e as migrações representam um benefício para todos”. Esta é a principal conclusão do estudo “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal”, da Cáritas Portuguesa, que será apresentado ao público esta quinta-feira, dia 16 de maio de 2019.

O relatório quer consciencializar os líderes políticos e o público em geral para o impacto positivo das migrações em Portugal e para a relação das migrações com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a publicação acontece nas vésperas das eleições Europeias e faz um apelo às próximas instituições da União Europeia para que tenham esta mensagem em consideração, que implementem as políticas públicas necessárias para a promoção de sociedades mais acolhedoras e que defendam os princípios de solidariedade global.

Desde já, são destacados dois pontos deste estudo:

- A população imigrante em Portugal tende a ser mais jovem do que a população nativa portuguesa, cuja contribuição vai ser mais que necessária no futuro face à diminuição e envelhecimento da população portuguesa. Ao mesmo tempo, o número total de emigrantes portugueses na Europa cresceu.

- Se Portugal fechasse as suas portas à imigração, a sua população baixaria de 10,4 milhões para 7,8 milhões até 2060, comprometendo, entre outras coisas, o desenvolvimento futuro do sistema de pensões de reforma.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail