Actualidades
05 agosto 2020

Francisco alerta para «doenças sociais» que afetam os mais pobres

Tempo de leitura: 2 min
O Papa Francisco alerta para as “doenças sociais” que a covid-19 veio colocar em destaque, com impacto particular nas populações mais pobres, e convida a olhar para Jesus.
---

O Papa Francisco começou hoje no Vaticano, nas tradicionais audiências gerais de quarta-feira, um ciclo de reflexões sobre a pandemia e a resposta à crise, à luz da Doutrina Social da Igreja.

O Santo Padre abordou o tema “Curar o mundo”, sublinhando que “a pandemia continua a causar feridas profundas, expondo as nossas vulnerabilidades. Muitos são os mortos, muitíssimos os doentes, em todos os continentes. Muitas pessoas e muitas famílias vivem tempos de incerteza, devido a problemas socioeconómicos, que afetam especialmente os mais pobres”.

“Por este motivo”, disse Francisco, “devemos manter o nosso olhar fixo firmemente em Jesus e com esta fé abraçar a esperança do Reino de Deus que o próprio Jesus nos traz. Um Reino de cura e salvação que já está presente entre nós. Um Reino de justiça e paz que se manifesta através de obras de caridade, que por sua vez aumentam a esperança e fortalecem a fé”.

A intervenção destacou um conjunto de “princípios”, defendidos pelo pensamento social católico, que o pontífice considerou necessários para a construção do futuro: a dignidade da pessoa, o bem comum, a opção preferencial pelos pobres, o destino universal dos bens, a solidariedade, a subsidiariedade, o cuidado da casa comum. E o papa acrescentou que estes princípios ajudam os responsáveis pela sociedade a levar “adiante o crescimento e também, como neste caso de uma pandemia, a cura do tecido pessoal e social. Todos estes princípios expressam, de diferentes maneiras, as virtudes da fé, da esperança e do amor”.

A audiência semanal, que esteve suspensa em julho devido à pausa de Verão, continua a decorrer sem participação de peregrinos, devido à pandemia, e com transmissão por Internet.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail