Actualidades
06 janeiro 2021

Malásia: Ano dedicado a São José

Tempo de leitura: 2 min
A diocese de Keningau, na Malásia, decidiu celebrar, em comunhão com o Papa e a Igreja no mundo inteiro, o Ano especial dedicado a São José
---

A diocese de Keningau, uma das primeiras dioceses da Malásia, quis solenizar a iniciativa lançada pelo Papa Francisco que, em 8 de Dezembro de 2020, proclamou o Ano de São José, para comemorar os 150 anos da declaração de São José como Patrono Universal da Igreja. Assim, segundo informa a Agência Fides, D. Cornelius Piong celebrou, no Centro de Peregrinação da Sagrada Família, uma Eucaristia especial por ocasião do lançamento do Ano de São José.

Durante a celebração, transmitida ao vivo na Internet, o responsável católico agradeceu ao Papa Francisco por declarar o Ano de São José: «É muito apropriado proclamar o Ano de São José neste momento para ajudar os pais a seguir o exemplo de São José, fortalecendo sua fé para abraçar a vocação e missão deles de pais», observou o bispo.

E D. Cornelius Piong acrescentou que «São José nos ensina a confiar em Deus, em situações felizes ou tristes; e nos faz conscientes de que Deus pode fazer brotar flores do solo rochoso. Como pai, José teve de enfrentar muitas travessias e dificuldades». 

«José, que é o protetor da Igreja universal, também é conhecido como um patrono especial de todos aqueles que foram forçados a deixar sua terra natal por causa da guerra, ódio, perseguição ou pobreza», lembrou ainda o bispo de Keningau.

A diocese de Keningau está localizada em Sabah, um estado que ocupa a parte norte da ilha de Bornéu. A Federação da Malásia é um país multiétnico, multicultural e multirreligioso do sudeste asiático. A população é composta por quase 32 milhões e 700 mil pessoas, 60% muçulmanas. Os católicos representam 4% da população.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail