Actualidades
13 janeiro 2021

Sempre em missão

Tempo de leitura: 1 min
O convidado desta edição das “Conversas Além-Mar” é o padre Francisco Medeiros, missionário comboniano. Natural dos Açores, conta-nos as origens da sua vocação e a missão que desenvolveu na África do Sul
---

Francisco nasceu em Fenais da Ajuda, em São Miguel, Açores, mas os pais tinham residência em Santa Clara.

Foi ordenado sacerdote missionário comboniano na Matriz de Ponta Delgada em 1979.

Trabalhou 21 anos na África do Sul em dois períodos diferentes.

Partiu a primeira vez em Abril de 1986 e ficou até 1994. Trabalhou nas missões de Nelspruit (junto à fronteira com Moçambique), Bronkhorspruit, Witbank (em Kwa-Guqa Township – a cidade-satélite negra, durante os anos quentes da luta e dos boicotes contra o Apartheid). Foi promotor da revista Worldwide (uma congénere da Além-Mar), a partir de Witbank e Pretória (Silverton e Lynnwood Ridge), e terminou a sua estada em Waterval-Bushbuckridge (junto ao Kruger Parque, onde celebrava as liturgias em zulu, shangaan e sepedi).

Voltou, por segunda vez, em Outubro de 2000, depois de um tempo em Portugal. Esteve unos meses em Mount Frere e depois em Silverton, colaborando na Worldwide, no momento em que o director tinha sido eleito superior provincial. Chegou a Mamelodi em Setembro de 2002. Prepara o nascimento da Paróquia S. Daniel Comboni, em Mahube Valley, na periferia de Mamelodi.

O padre Francisco de Medeiros comenta que “o missionário tem de ser alguém disposto a ir para onde precisam dele” e, por isso este mês partiu por terceira vez para a África do Sul.

Veja a conversa:

 

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail