Actualidades
13 maio 2021

Catequistas, actores da evangelização

Tempo de leitura: 1 min
O Papa Francisco institui o ministério de catequista, um reconhecimento a esse ministério como uma vocação no centro da vida da Igreja.
---

O teólogo da Costa do Marfim Donald Zagore, padre da Sociedade para as Missões Africanas desse país africano, comentou em declarações ao portal VaticanNews, por ocasião da publicação do Motu proprio "Antiquum ministerium" do Papa Francisco, no passado dia 11 de Maio.

"Os catequistas na África foram os principais atores da evangelização, levaram adiante um trabalho extraordinário. Não foram simples colaboradores dos padres missionários, mas atores importantes na obra de evangelização da África", sublinha o teólogo.

"Com poucos recursos, espirituais e materiais, os catequistas acompanham e levam adiante com determinação e fé a esperança de seus irmãos e irmãs. Creio que sem eles, a evangelização na África não teria tido o impacto que teve."

"Infelizmente – continua o padre Donald Zagore –, quando falamos dos "heróis" da evangelização na África, os catequistas são em sua maioria esquecidos em benefício dos missionários religiosos.

Eles permanecem na sombra da história, da Igreja, dos padres e das religiosas. Muitas vezes esta preciosa fonte de evangelização permaneceu relegada em segundo plano, catalisada numa dinâmica de papel secundário."

Com este documento - acrescenta o missionário -, o Papa Francisco quer fazer justiça aos homens e mulheres de fé que deram sua vida à missão, à evangelização, à Igreja na África em particular, e à Igreja no mundo inteiro em geral, reconhecendo seu ministério de catequistas como uma vocação no centro da vida da Igreja."

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail