Actualidades
17 maio 2021

Apelo pela paz

Tempo de leitura: 2 min
O Papa Francisco Francisco acompanha com «grande preocupação» a violência na Terra Santa e pede fim de «espiral de morte e destruição» entre Israel e Palestina
---
O conflito entre Israel e o Hamas entrou na segunda semana. Já morreram mais de 200 pessoas no território palestiniano, e dez em Israel (Foto: Lusa)

O Papa Francisco manifestou a sua «enorme preocupação» com a situação na Terra Santa, condenando a «inaceitável» morte de crianças no conflito entre Israel e Palestina.

«Nestes dias, violentos confrontos armados entre a Faixa de Gaza Israel aumentaram e arriscam-se a degenerar numa espiral de morte e destruição», disse, desde a janela do apartamento pontifício, falando após a recitação da oração do ‘Regina Caeli’ deste Domingo. 16 de Maio.

Francisco recordou que várias pessoas ficaram feridas e «muitos inocentes morreram, entre eles também crianças».

«Isto é terrível, é inaceitável. A sua morte é um sinal de que não se quer construir o futuro, pelo contrário, querem destrui-o», afirmou.

O pontífice abordou ainda os confrontos que se verificam entre árabes e judeus em várias localidades israelitas.

«Além disso, o aumento de ódio e violência que está envolvendo várias cidades em Israel é uma ferida grave para a fraternidade e a convivência pacífica entre os cidadãos, que será difícil de curar se não houver uma abertura imediata para o diálogo. Eu me pergunto: aonde o ódio e a vingança vão levar? Pensamos realmente que podemos construir a paz destruindo o outro? ‘Em nome de Deus que criou todos os seres humanos iguais em direitos, deveres e dignidade, e os chamou a viverem juntos como irmãos e irmãs entre si" (cf. Documento sobre a Fraternidade Humana) apelo à calma e, àqueles que têm responsabilidade para tal, a fazer cessar o ribombar das armas e a percorrer os caminhos da paz, também com a ajuda da comunidade internacional», indicou o papa.

Francisco apelou ao fim da lógica do «ódio e da vingança», julgando que se pode construir a paz «destruindo o outro».

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail