Actualidades
27 setembro 2021

Paquistão: escolas católicas

Tempo de leitura: 3 min
O governo do Paquistão reconhece o serviço de excelência que as escolas católicas prestam ao país, considerando-as como a espinha dorsal do conhecimento e da cultura no nosso país
---

«Nos dias de hoje, educar os outros é o acto mais virtuoso. Conhecemos os desafios enfrentados pelas escolas e professores católicos, reconhecemos a sua criatividade, os seus esforços extraordinários e o seu trabalho árduo. Prestamos-lhes homenagem pelos seus grandes serviços ao contribuírem para o desenvolvimento da nação na nossa província de Sindh. As escolas missionárias são a espinha dorsal do conhecimento e da cultura no nosso país, fornecendo educação holística e de qualidade a um preço acessível», disse Syed Sardar Ali Shah, Ministro Provincial da Educação da província paquistanesa de Sindh, numa reunião com directores e professores de escolas católicas realizada em Karachi nos últimos dias.

Segundo informações da Fides, Syed Sardar Ali Shah disse também: «Este é um reconhecimento do vosso excelente serviço, que realizam há muito tempo. Há mais de 160 anos que contribuem para a educação do povo, muito antes do nascimento do Paquistão e dos fundadores do nosso país. Não é fácil gerir escolas sem o apoio do governo. Agradecemos o vosso trabalho que continua sem qualquer apoio financeiro por parte do governo».

O ministro concluiu: «Irei visitar as vossas escolas, especialmente as que foram declarados como edifícios históricos, para abordar e resolver os problemas existentes. Faremos o nosso melhor para restaurar os edifícios de valor histórico».

O evento, co-organizado pelo Ministério da Educação e pela Associação de Escuteiros de Karachi, teve como objectivo homenagear os directores, professores e funcionários das instituições educacionais missionárias pelos seus esforços exemplares na educação da juventude do Paquistão. Foi também atribuído um prémio especial ao director e ao pessoal da Escola do Convento de S. José em Karachi pelo seu serviço na área da educação desde 1862.

Rafiah Mallah, vice-director do ministério para o gabinete de supervisão das escolas públicas em Sindh, disse: «Prestamos homenagem às escolas missionárias por proporcionarem uma excelente educação, contribuindo para o futuro da nossa nação com sinceridade e dedicação e oferecendo oportunidades iguais de aprendizagem a crianças de diferentes origens étnicas e religiosas com grande amor e cuidado».

De acordo com estatísticas oficiais, existem 116 escolas católicas de todos os níveis na província de Sindh: 60 estão em Karachi e 56 nas outras cidades e vilas da província. Há 56 242 estudantes inscritos nestas escolas (muitos deles muçulmanos) e 5 618 professores que aí trabalham com zelo e dedicação. Nestas instituições estudaram académicos, políticos, médicos, engenheiros, intelectuais, escritores, poetas e artistas de renome.

(Com informação de Fides)

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail