Actualidades
25 janeiro 2023

Peru: Apelo à paz e ao diálogo

Tempo de leitura: 2 min
Os membros da Família Comboniana que trabalham no Peru fazem um apelo em favor da paz e do diálogo no país, que há semanas vive num clima de violência.
---
Manifestantes na cidade de Lima, capital do Peru (Foto: Lusa)

Os Missionários Combonianos (MCCJ), as Irmãs Missionárias Combonianas (HMC) e os Leigos Missionários Combonianos (LMC), presentes na Costa, nas Terras Altas e na Selva do Peru, fizeram um apelo à paz com justiça social no país que há semanas está a viver um clima de tensão e violência social.

«A violência extingue a esperança de uma solução justa para os problemas, o que nos encoraja a seguir o caminho do diálogo. Não à violência, venha de onde ela vier!», assinalam os membros da Família Comboniana, em sintonia com a mensagem que os bispos peruanos tinham feito há dias e onde deploram a violência que já ceifou a vida de mais de 50 pessoas.

«Frente à grave crise social que o nosso país atravessa, com níveis de violência cada vez mais preocupantes, pedimos às nossas autoridades para que convoquem representantes de todos os sectores possíveis para um diálogo fraterno para se ouvirem uns aos outros e procurarem soluções para a crise a curto, médio e longo prazo», refere o texto. «Muitos de nós usam termos que dividem, estigmatizam, ofendem e discriminam. Procuremos termos e estratégias que nos unam, sejamos pontes de união e reconciliação. Que cada um de nós se torne um instrumento de paz!», exortam os membros da Família Comboniana.

A crise no Peru começou no passado dia 7 de Dezembro com a destituição do ex-presidente Pedro Castillo, que tentou dissolver o Congresso. Agora os protestos também pedem a renúncia de Dina Boluarte, que assumiu a presidência.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail