Actualidades
31 julho 2023

JMJ 2023: a alegria do encontro

Tempo de leitura: 3 min
Francisco assinala a «alegria do encontro com Deus e com os irmãos», projectando regresso a Portugal, de 2 a 6 de Agosto, para presidir à JMJ
---
Jovens peregrinos chegam ao aeroporto de Lisboa para participar na JMJ (© JMJ lisboa 2023)

O Papa Francisco pediu no domingo, 30 de Julho, orações para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, projectando a sua próxima viagem a Portugal, de 2 a 6 de Agosto.

«Peço que me acompanheis com a oração na viagem que vou fazer a Portugal, a partir da próxima quarta-feira, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude», disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.

A intervenção foi saudada pelos vários grupos de jovens presentes na Praça de São Pedro, acompanhados pelas bandeiras dos seus países, a caminho de Lisboa.

«Muitos jovens de vários continentes experimentam a alegria do encontro com Deus e com os irmãos, guiados pela Virgem Maria, que depois da anunciação se levantou e partiu apressadamente», acrescentou Francisco, referindo ao tema da JMJ 2023.

«A Ela, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo», disse.

Francisco visita Portugal pela segunda vez, de 2 a 6 de Agosto, para presidir à próxima edição internacional da JMJ, que decorre em Lisboa.

O papa, que vai rezar no Santuário de Fátima na manhã de 5 de Agosto, tem vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.

 

Jesus é a pérola preciosa da vida

Na sua reflexão dominical, Francisco falou sobre o Evangelho do domingo, que «conta a parábola de um negociante que procurava pedras preciosas». O papa tinha desafiado os jovens a escolher Jesus Cristo como o seu bem «mais precioso», que muda a vida.

«Não percamos tempo e liberdade com coisas triviais, passatempos que nos deixam vazios por dentro, enquanto a vida nos oferece todos os dias a pérola preciosa de um encontro com Deus e com os outros. É necessário saber reconhecê-la: discernir para encontrá-la», indicou. Jesus «é a pérola preciosa da vida, a ser procurada, encontrada e adquirida. Vale a pena investir tudo Nele porque, quando se encontra Cristo, a vida muda. Quando você encontra Crista a sua vida muda», sublinhou.

Depois, o papa retomou «os três gestos do negociante - procurar, encontrar e comprar», e convidou cada um a se fazer as seguintes perguntas:

«Procurar: estou, em minha vida, buscando? Sinto-me no lugar, tranquilo, satisfeito ou treino meu desejo de bem? Estou aposentado espiritualmente? Quantos jovens estão aposentados! Segundo gesto, encontrar: pratico o discernimento do que é bom e vem de Deus, sabendo renunciar ao que, ao contrário, me deixa com pouco ou nada? Por fim, comprar: sei como me gastar por Jesus? Ele está em primeiro lugar para mim? Ele é o maior bem da vida? Seria bom dizer a Ele hoje: "Jesus, você é meu maior bem". Que cada um diga em seu coração:  "Jesus, você é meu maior bem".»

«Que Maria nos ajude a procurar, encontrar e abraçar Jesus com toda a nossa força», concluiu o Papa.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail