O momento central do evento foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Fernando Domingues, superior provincial, à qual participaram as comunidades da Maia e de Famalicão, e ainda alguns vizinhos e amigos.
O grupo dos jovens confrades, neste ano de 2025-2026, será constituído por cinco estudantes de Teologia: Américo António Mutepa, da Beira e Domingos Francisco Caetano, de Nampula (ambos de Moçambique), Beninga Yassika Cedrique Belfort, da República Centro-Africana, Kwesiga Stephen, do Uganda, e Phiri Charles, da Zâmbia. O formador que os acompanhará mais de perto é o padre Natal António Manganhe, de nacionalidade moçambicana. Os escolásticos Kwesiga Stephen e o Phiri Charles estão ainda à espera do visto de entrada no País.
Os jovens frequentarão os estudos de Teologia na Universidade Católica do Porto. Três deles, antes de iniciar o curso, necessitam ainda de dedicar algum tempo à aprendizagem da língua portuguesa.
O grupo dos estudantes fará parte integrante da comunidade comboniana local da Maia que é constituída por outros seis confrades, todos eles com muitos anos de experiência em terras de missão.
Os jovens começaram já a participar em algumas iniciativas de animação missionária nas comunidades cristãs locais, recebendo grande apreço e carinho da parte de todos. Participam ainda em actividades de apoio noturno às pessoas em situação de sem-abrigo, nos arredores da cidade do Porto.