Actualidades
07 novembro 2025

Dia Mundial dos Pobres

Tempo de leitura: 1 min
Deus, única esperança que permanece: O discípulo missionário muitas vezes experimentou em si mesmo e nas outras pessoas que a esperança (quase) sempre acompanha os pobres. O quase aparece porque é sempre difícil acolher a verdadeira pobreza.
---

O papa Leão XIV na sua mensagem para o IX Dia Mundial dos Pobres, dia 16 de novembro deste ano, começa por lembrar que a confiança é a base da pobreza que alimenta a esperança. Disto não faltam exemplos na Bíblia em geral e nos salmos, em particular. A fá e a esperança, juntas alimentam a caridade. Olhando para a palavra de Deus, vemos que “quem carece de caridade não só carece de fé e esperança, mas também tira a esperança ao seu próximo.” (MDMP 4)

 

Não pode haver vida cristā sem assumir responsabilidades coerentes com a esperança. A pobreza é consequência de leis e de decisões económicas (e políticas). Nas palavras do papa Leão “a pobreza tem causa estruturais que devem ser enfrentadas e eliminadas (n. 5). Entretanto todos temos sérios deveres de ir ao encontro de quem passa necessidades, lembrando que sem esse compromisso falhamos o objetivo de nossas vidas, se recordarmos o capítulo 25 do evangelho de S. Mateus: “afastai-vos, porque Eu tive fome, estava nu, doente e na prisão e não me socorrestes”.

 

Que Maria, mulher pobre, venha em auxílio de nossa esperança e nos dê coragem para acolher o convite que seu Filho sempre nos faz: anunciar e construir incansavelmente o Reino de Deus. “Confiemos em Maria, Consoladora dos aflitos, e com Ela entoemos uma canto de esperança: Em Vós, meu Deus, não serei confundido eternamente” (n. 6).

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail