Artigos
15 novembro 2024

Sem voz na própria casa

Tempo de leitura: 12 min
Os povos indígenas da Austrália continuam a lutar pelos seus direitos, querendo ter voz na sua própria terra, uma situação de exclusão que vivem desde que, em 1788, os Britânicos vieram ocupar as suas terras.
Paolo Moiola
Jornalista
---

Já passou um ano, mas essa data –14 de Outubro de 2023 – ficará na história do país como um dia lúgubre. Os eleitores australianos foram chamados a um referendo para aprovar ou rejeitar uma alteração à Constituição relativa aos povos indígenas do país. Ou seja, para dizerem sim ou não à criação de um órgão consultivo chamado Aboriginal and Torres Strait Islander Voice. Esta instituição teria sido incumbida de apresentar ao Parlamento e ao Governo propostas sobre questões relacionadas com os povos indígenas.

No entanto, a proposta foi rejeitada tanto a nível nacional como em cada um dos seis Estados (Austrália Meridional, Austrália Ocidental, Nova Gales do Sul, Queensland, Tasmânia e Vitória). Em suma, a maioria dos Australianos disse não a uma alteração constitucional cheia de sentido, a uma reparação (embora muito tardia) que teria posto fim a séculos de domínio sobre os povos nativos.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Dezembro 2024 - nº 752
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.