Artigos
17 outubro 2025

Ser cristão na Terra Santa é uma missão

Tempo de leitura: 22 min
Josep Hazboun confessa: não é fácil manter a fé e a esperança perante as atrocidades cometidas em Gaza e na Cisjordânia. Mas ele recusa «cair na tentação de culpar Deus». «O mal não vencerá», acredita, e as igrejas da Palestina, sob ameaça existencial, «continuarão a resistir» para salvar vidas.
Margarida Santos Lopes
Jornalista
---

Um MasÄ«hÄ« («discípulo do Messias», em árabe), Joseph Hazboun nasceu e vive em Belém, a cidade que tinha 86% de cristãos em 1950 e hoje tem apenas 10%. É director regional da Missão Pontifícia de Jerusalém da Catholic Near East Welfare Association (CNEWA), estabelecida pelo Papa Pio XI, em 1926, para oferecer apoio pastoral e humanitário aos mais necessitados nos territórios das históricas Igrejas Orientais.

Hazboun concluiu os estudos primários e secundários na Escola Terra Santa de Belém, a mais antiga de todo o Médio Oriente, fundada em 1598, onde seria professor de Música. Em Roma, licenciou-se em Filosofia e Teologia na Universidade Pontifícia Antonianum e, posteriormente, concluiu outros cursos, como gestão e tradução.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Outubro 2025 - nº 761
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.