Artigos
15 março 2020

Mukuru, onde mora a vida

Tempo de leitura: 10 min
Nos subúrbios de Mukuru vivem cerca de 600 mil pessoas. Uma das zonas mais degradadas de Nairobi cresce em redor do centro financeiro da capital queniana. Neste contexto trabalham as Irmãs da Misericórdia, que construíram o Mukuru Promotion Centre.
Marta Carreño
---

Há dias, a casa de Dicson ficou de novo inundada. O jovem queniano já perdeu a conta das vezes em que a água entrou pela porta de latão oxidado para empapar tudo o que encontra pelo caminho. Mas Dicson já está prevenido. Todas as manhãs, ao sair de casa à procura de trabalho, deixa todos os seus utensílios sobre a cama rudimentar: una estrutura de blocos de cimento coberta por um par de mantas puídas. Assim, a água assenhoreia-se da pequena superfície de chão de terra, convertido agora num leito de barro, mas não dos seus pertences.

Dicson vive, juntamente com outras 600 mil pessoas, em Mukuru, um bairro-de-lata que se foi expandindo com o decorrer dos anos nos arredores do cada vez mais rico e opulento centro de Nairobi, até se tornar um enorme subúrbio, formado por 25 bairros que crescem sem rei nem roque. E sem lei.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Março 2020 - nº 700
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.