Aventura da Fé
08 fevereiro 2026

Copadroeiros da Europa

Tempo de leitura: 2 min
São Metódio e São Cirilo, cujos nomes de batismo foram respetivamente Miguel e Constantino, eram irmãos. Nasceram na cidade grega de Tessalónica, atualmente Salónica, na Grécia, em 815 e 826.
Redação
---

Constantino tinha uma inteligência notável e aproveitou para aprender línguas, literatura, geometria, dialética e filosofia, formando-se em todas estas disciplinas.

Miguel optou pela carreira política, mas, ao ser nomeado governador de Constantinopla, desistiu de tudo, para se fazer monge, e adotou o nome Metódio.

Em 861, Constantino juntou-se a Metódio numa missão evangelizadora, a pedido do rei da Morávia (atualmente, a parte oriental da Chéquia). O monarca precisava de missionários que conhecessem a língua eslava, pois queria que o povo aprendesse corretamente o cristianismo ortodoxo.

Nesse período, Constantino e Metódio dedicaram-se ao estudo do hebraico e do samaritano. Ao mesmo tempo, aprofundaram o estudo das línguas eslavas e Constantino criou um alfabeto, chamado cirílico. É uma escrita baseada no grego, mas com letras próprias para sons eslavos. Constantino traduziu a Bíblia e os livros da oração da Igreja para o cirílico, a fim de que o povo pudesse ler e rezar no próprio idioma. Também alfabetizou os padres missionários, que começaram a evangelizar, alfabetizar e a celebrar as missas em cirílico. Esse foi um trabalho de grande valor, tanto do ponto de vista missionário, como cultural.

Todavia, por causa dessas inovações, os dois irmãos sofreram muito. Foram incompreendidos, perseguidos, caluniados, acusados de cisma e de heresia e tiveram de ir a Roma, à presença do Papa Adriano II. Este recebeu-os muito bem, e os irmãos explicaram-lhe: «Onde vivemos, o povo fala outra língua que não o latim. Por isso entendemos que devem rezar na mesma língua que conversam entre si.»

Constantino e Metódio foram missionários na Europa Central, da Chéquia à Polónia, com tanta dedicação, que ficaram conhecidos como os Apóstolos Eslavos.

Constantino, ao pressentir a morte, tomou o hábito definitivo de monge e o nome de Cirilo.

 


BREVE CRONOLOGIA

815   Nasceu Miguel (Metódio)

826   Nasceu Constantino (Cirilo)

853   Miguel abandonou a vida política e fez-se monge, adotando o nome Metódio

861   Constantino juntou-se a Metódio numa missão evangelizadora, durante a qual criou o alfabeto cirílico

869   Cirilo morre em Roma, cinquenta dias depois de se tornar monge

885   Metódio morre na Panónia

1980 O Papa João Paulo II proclamou os dois irmãos copatronos da Europa, ao lado de São Bento

Partilhar
Tags
santos
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2026 - nº 647
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.