A Abrir
05 junho 2024

Super-heróis do meio ambiente

Tempo de leitura: 2 min
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o director convida-nos a refletir sobre a recuperação de terras, a resiliência às secas e os progressos no combate à desertificação.
Bernardino Frutuoso
---

No dia 5 deste mês de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema proposto convida-nos a refletir sobre a recuperação de terras, a resiliência às secas e os progressos no combate à desertificação.

Como sabes, a seca afeta muitos países, uma situação que ultimamente se tem agravado devido às alterações climáticas. Inclusive Portugal está a sentir as consequências da falta de água em algumas regiões. Também a desertificação – o processo pelo qual os solos ficam cada vez mais pobres e semelhantes ao ambiente de um deserto –, está a aumentar e é, em grande parte, devido à ação humana sobre a Natureza (nomeadamente, devido à desflorestação, ou seja, a destruição das florestas para obter, por exemplo, madeira ou carvão vegetal). 

A comemoração do Dia do Ambiente é uma oportunidade para sermos mais responsáveis com o meio ambiente. Sugiro, exemplificando, que nos empenhemos na revitalização dos ecossistemas, plantando e cuidando árvores autóctones. Colaboremos também ativamente na economia de água, pois é um elemento vital para a vida e que usamos para beber, cozinhar, tomar banho, produzir alimentos, gerar energia, etc. Sugiro algumas medidas diárias que podemos adotar para poupar esse bem essencial: fecha a torneira enquanto escovas os dentes, lavas a louça ou ensaboas as mãos; toma duche rapidamente; fecha sempre bem as torneiras (podes conhecer outras no livro das Águas do Algarve, disponível em https://www.aguasdoalgarve.pt/content/101-maneiras-divertidas-de-poupar-agua). Com estas práticas somos super-heróis do meio ambiente e cuidamos do planeta, a nossa casa comum!

Partilhar
---
EDIÇÃO
Junho 2024 - nº 629
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.