Sala de convívio
28 maio 2022

As quatro bolas

Tempo de leitura: 2 min
Esta breve peça de teatro adapta um conto popular africano. Reflete sobre a família, caracterizada pela unidade e a diversidade.
Redação
---

Personagens: Narrador, José, Maria, Sábio Babu, Ana, João, Carla e Bruno.

 

Narrador: Certa família tinha quatro filhos. Quando estes atingiram a adolescência, os pais começaram a ficar cheios de inquietações.

José: Já viste, mulher, cada um dos nossos filhos tem um temperamento radicalmente diferente dos outros.

Maria: A mais velha é inteligente, hábil e trabalhadora. Esforça-se por prosperar na vida.

José: O rapaz, segundo, é cheio de manias e teimoso. Agarra-se a uma ideia e não a larga.

Maria: A terceira é calada e não tem ânimo para trabalhar.

José: O quarto filho é violento, impulsivo e desonesto. Quer tudo para si e nada para os outros.

Maria: Devíamos consultar um sábio eremita, para que nos esclareça.

Narrador: E os dois foram ter com o eremita, levando os quatro filhos.

José: Senhor, tenho estes quatro filhos. Foram por nós educados da mesma forma, com exemplos e ensinamentos idênticos.

Maria: Eu e o meu marido tratamos os filhos com bondade e mostramos tudo o que pode ser bom numa pessoa.

José: Mas, agora que estão crescidos, prontos para a vida, cada um é diferente em carácter e feitio.

Maria: Como se explica esta diferença entre pessoas que foram criadas do mesmo modo, beberam da mesma água, comeram da mesma comida, viveram sob o mesmo teto e ouviram as mesmas histórias e conselhos?

Sábio Babu: Meus amigos, peguem nestas quatro bolas. Sintam-nas. Observem-nas. São rigorosamente iguais na forma, no tamanho e na cor. Têm alguma dúvida?

Ana: As quatro bolas têm o mesmo peso.

João: São perfeitamente iguais.

Carla: Iguais...

Bruno: Estupidamente iguais.

Sábio: Pois bem, as aparências enganam! Atirem, uma a uma, com força, as quatro bolas contra a parede.

José: A primeira bola esborrachou-se e caiu ao pé da parede.

Maria:  A segunda ficou pregada no lugar onde bateu.

Ana: A terceira bateu na parede e saltou de novo, como se fosse movida por uma mola.

João: A quarta bola quebrou-se em vários pedaços.

Bruno: Um pedaço podia ter-me ferido!

Sábio: Assim são os filhos dos mesmos pais. Idealmente, seriam iguais, mas cada um tem um carácter e manifesta diversamente o seu temperamento.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Novembro 2025 - nº 644
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.