
A curta-metragem Paanchika («Cinco pedras»), de 14 minutos, produzida pelo realizador Ankit Kothari, da Índia, é um enaltecimento da amizade. A história centra-se em duas meninas de 7 anos, Miri e Suba. Miri é enviada pela mãe a entregar o almoço ao pai, que trabalha num deserto de pirâmides de sal. Suba segue-a, mas mantém distância, porque, segundo as regras da sociedade indiana, pertence à classe inferior dos párias, e não podem brincar juntas.
Contudo, a inocência infantil e a ternura têm o poder de quebrar a tirania dos preconceitos e normas socais. Em amizade pura, as duas meninas brincam em paz e regozijo com cinco cristais de sal coloridos, na mesma pirâmide onde os adultos se esgotam e desaparecem sob a camada de pó com o trabalho.
O filme retrata de muitos modos a compaixão entre duas crianças cândidas, como quando Miri atravessa um terreno agreste, sofre com o chão duro de seixos de sal, que o seu par de chinelos esfarrapados não suaviza, mas ao ver Suba que a segue descalça, deixa os seus chinelos para trás para que Suba possa usá-los. E quando Miri está aterrorizada com o barulho do vento rugindo entre as dunas, Suba tenta abafar o som, cantando em voz alta.
Sobre o filme
Título: Paanchika (Cinco Pedras)
Realizador: Ankit Kothari
Género: Animação
Duração: 14 m
Assiste: https://youtu.be/UvO5OddCcJg
