
O Movimento Mundial Laudato Si’ nasceu para animar a humanidade a pôr em prática a encíclica ecológica do Papa Francisco com o mesmo nome. O seu documentário A Carta dá voz àqueles que mais padecem com a emergência ecológica e climática do mundo atual. Junto com o Papa Francisco, são protagonistas:
Arouna Kandé, nascido numa pequena aldeia do Senegal. Trabalhava numa fazenda com cabras e galinhas, mas a destruição gradual do ambiente forçou-o a deixar a aldeia.
Ridhima Pandey, de 14 anos, estudante. Ela participou em manifestações para exigir aos governos ações climáticas, e fundou uma ONG para ajudar mulheres jovens a tornarem-se ativistas do clima.
Odair Dadá Borari é um dos chefes indígenas que são atacados, porque entidades com interesses económicos predatórios querem expulsá-los das suas terras ancestrais.
Greg Asner e Robin Martin, dos Estados Unidos, biólogos marinhos, são cientistas de coração partido, que testemunham como a vida selvagem está a ser destruída pela ganância humana.
Lorna Gold, da Irlanda, representa todas as pessoas comprometidas com a preservação da nossa casa comum.
E o padre Raniero Cantalamessa é um dos pastores da Igreja comprometidos que pregam e vivem o apelo do papa para cuidar da criação de Deus.
Sobre o filme
Título: A Carta (The Letter: Laudato Si’ Film)
Realizador: Nicolas Brown
Género: Documentário
Duração: 1h21m
Amostra: https://youtu.be/Rps9bs85BII
