Sala de convívio
26 dezembro 2022

Carlos Lopes no Pico

Tempo de leitura: 4 min
Acostumado a lidar com a “escuridão permanente”, Carlos Lopes acha que os obstáculos só existem para serem vencidos e não gosta da palavra “desistir”.
Luís Óscar
---

Carlos Lopes é nome de campeão. O mais provável é associarmos imediatamente este nome ao maratonista que foi o primeiro português a receber uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, mas também se chama assim o primo dele em segundo grau que participou em cinco Jogos Paraolímpicos e conquistou quatro vezes o ouro. É deste Carlos, invisual desde os 16 anos, que falaremos hoje.

Habituado a brincar na rua desde criança, Carlos Lopes foi perdendo progressivamente a visão, sem nunca perder o gosto pela atividade física. Foi já completamente cego que, na universidade, aceitou o convite para se dedicar mais a sério ao atletismo. Começou a treinar aos sábados e gostou tanto que, pouco depois, já dedicava pelo menos duas horas diárias à modalidade que o levaria, além de às cinco edições dos Jogos (entre 1988 e 2008), a sete campeonatos do mundo e a nove europeus, onde acumulou 22 medalhas de ouro, nove de prata e sete de bronze, que se juntam a inúmeros recordes e que fazem dele um dos mais galardoados desportistas portugueses de sempre.

Partilhar
Tags
Campeões
---
EDIÇÃO
Novembro 2025 - nº 644
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.