Sala de convívio
12 julho 2023

Viver com ou como os avós

Tempo de leitura: 1 min
O filme «Os demónios do meu avô» é uma reflexão sobre a relação dos netos com os avós, que é, ao mesmo tempo, a relação de cada pessoa com as suas origens.
Fernando Félix
Jornalista
---

O último domingo de julho é, desde 2021, Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A escolha deste dia tem origem na Bíblia, pois é o domingo mais próximo do dia 26 de julho, em que no calendário dos santos são celebrados São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria de Nazaré e, portanto, avós maternos de Jesus Cristo.

Tendo esta efeméride como pretexto, a longa-metragem de animação Os Demónios do Meu Avô, do realizador português Nuno Beato, pode ser uma sugestão para hora e meia de cinema em família.

O filme é uma reflexão sobre a relação dos netos com os avós, que é, ao mesmo tempo, a relação de cada pessoa com as suas origens.

O filme começa quando Rosa, uma empresária bem-sucedida, inteiramente dedicada ao seu trabalho, recebe a notícia de que o avô Marcelino morreu. Então, sente necessidade de voltar à aldeia em Trás-os-Montes.

Encontra um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas, mas também um conjunto de cartas do avô e demónios de barro modelados por ele que, por vezes, parecem ganhar vida e lhe dão conselhos e consolo, como ele próprio teria feito. 

Sobre o filme:

Título: Os Demónios do Meu Avô

Realizador: Nuno Beato

Género: Animação

Duração: 1h30m

Assiste: https://youtu.be/oOvshkmpcGQ

Partilhar
---
EDIÇÃO
Setembro 2025 - nº 643
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.