Sala de convívio
26 abril 2026

Dicas da Páscoa contra a maldade

Tempo de leitura: 2 min
No dia a dia, e sobretudo nos momentos de desgraça, há pessoas que se aproveitam do infortúnio alheio. A Páscoa tem uma mensagem transformadora para essas pessoas.
Isabel Mesquita
Professora
---

A primavera chegou e as flores parecem juntar-se a nós para celebrar a Páscoa. A Páscoa é tempo de memória: não apenas a recordação de um acontecimento do passado, mas uma memória viva e atual que, tal como a Natureza, se renova e se transforma em gestos concretos de cuidado, atenção e respeito pelo outro.

Os gestos de amor até ao extremo, aos quais a Páscoa nos convida, ganham, este ano, um significado especial. Vivemos tempos ainda marcados por um acontecimento que nos fez perceber como a vida pode ser frágil e tudo pode mudar de um momento para o outro, mas também como a solidariedade humana pode ser forte. A tempestade Kristin deixou, em janeiro, um rasto de destruição, mas mostrou, igualmente, a capacidade de reconstrução e a esperança que nasce quando não ficamos indiferentes ao sofrimento de quem nos rodeia. É neste contexto que a mensagem da Páscoa ganha verdadeiro sentido: transformar a memória em ação, a dor em compromisso e as dificuldades em oportunidades para cuidar, reconstruir e recomeçar.

No entanto, este tempo também revelou um lado menos bom do ser humano. Houve quem se aproveitasse da fragilidade e do sofrimento dos outros para enganar, roubar e tirar proveito.

 

A lição da Páscoa para o sofrimento

A Páscoa lembra-nos de que não podemos ignorar o mal nem o sofrimento, mas que somos chamados a enfrentá-los. Tal como no caminho pascal, no qual existiram a traição e a indiferença, mas também o amor e a entrega, somos hoje convidados a escolher o bem e a agir de acordo com essa escolha. Perante estas duas realidades — a solidariedade que constrói e o egoísmo que destrói —, cada um de nós é chamado a decidir que caminho quer seguir.

A Páscoa ensina-nos que crescer é aprender a optar pelo bem. Deixa-te tocar por esta mensagem e escolhe, desde já, ser alguém que cuida, que ajuda e que não passa indiferente às coisas e ao próximo. Por onde passares, deixa a marca da esperança nos teus gestos, na maneira como falas e na tua disponibilidade para ajudar, porque será essa a memória que deixarás no mundo de alguém. Santa Páscoa.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2026 - nº 649
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.