A higiene é fundamental na prevenção de doenças infectocontagiosas causadas por bactérias, vírus – como agora no caso do novo coronavírus –, parasitas ou fungos, que podem derivar para epidemias.
Categorias de higiene
Há a higiene corporal, feita de hábitos diários. Lavar as mãos antes e depois das refeições; ao chegar a casa indo da rua e sempre que há contacto com espaços ou objetos portadores de germes; depois de usar a casa de banho, usando sabão ou desinfetante. Manter limpas e cortar regularmente as unhas (nunca as roer). Banhos frequentes. Higiene oral. Cuidar do cabelo, que descuidado pode abrigar parasitas. Assear o nariz – inclui aparar os pelos, e o mesmo se aplica às orelhas. Mudar de roupa e nunca partilhar peças íntimas. Limpar e desinfetar calçado. Limpar e desinfetar brinquedos.
Pratica-se a higiene mental mediante atividades relaxantes e lúdicas, como dormir as horas necessárias, sair com os amigos, ler, escutar ou tocar música, rezar, escrever, pintar ou outros entretenimentos sempre sem estimulantes artificiais.
Procede-se à higiene dos alimentos tapando-os, lavando-os, consumindo-os sem partilhar qualquer utensílio levado à boca, cozinhando-os, armazenando-os e conservando-os adequadamente.
E há a higiene ambiental: limpar a casa e ventilá-la; acondicionar o lixo e os recicláveis nos contentores apropriados; manter o espaço envolvente limpo e sem águas acumuladas; velar pela saúde das plantas e dos animais, por exemplo.
_________________________________________
Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passes este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.