(© brgfx - freepik)
A Terra precisa de amigos
A Terra é um planeta belo e tem muitas coisas boas. Mas há quem a destrua com maldades e poluição. Nela habita muita gente, que a aprecia pela sua paisagem. É pena haver pessoas que deitam lixo para o chão.
Na Terra, planeta maravilhoso, vivemos em casas e temos praias e rios, que muito nos deleitam. Mas há pessoas pobres sem casa, que precisam de ajuda.
Tudo na Terra é muito importante. Vamos ser mais amigos dela, pondo o lixo no seu devido lugar; poupando água; velando para que os esgotos se mantenham livres; conservando os rios, as praias e todas as fontes de água limpas e saudáveis; sustentando, recriando e limpando as florestas e os espaços verdes.
Manuela O. Carvalho (S. Mamede)
Natureza, mãe e madrasta
O planeta Terra – constituído por terra, mar, ar e fogo – foi criado por Deus. E foi dado ao Homem para sua habitação, cultivo, governo e desenvolvimento; para ser o sítio onde Adão e Eva iriam crescer e multiplicar-se.
O que há de mais belo neste nosso planeta Terra – para além do Homem, claro – é o verde dos campos, nos seus tons e nas formas dos montes e vales; nos alimentos que deles se extraem; nos panoramas que o Sol aquece e beija; nas árvores a darem sombra, lenha, resina, flores e frutos; nos seus animais; nas minas de metais e de petróleo; nas estradas…
Por isto, a Natureza é mãe. Mas também é madrasta, nos sismos, desabamentos, nas cheias e avalanches… E, de modo similar, a mão humana, a par das belas construções: palácios, catedrais..., também cria o pânico com guerras e ódios.
Maria de Fátima Laranjo (Angra do Heroísmo)
Planeta requer cuidados
A Terra é obra de Deus. É um presente divino para nós cuidarmos. Nós dependemos da Terra, tal como ela depende de nós, e Deus preocupa-se com a sua obra, pois Ele é fonte de vida.
A Terra está doente! Com problemas globais, como as alterações climáticas; a destruição da camada do ozono; a diminuição das espécies; a poluição do ar e da água (devido a gases e lixos tóxicos); a desflorestação (por causa do abate excessivo de árvores e dos fogos).
O avanço tecnológico também contribui para a destruição da Natureza. Mas pode ajudar a reparar o mal que lhe fazemos, investindo em energias mais limpas e seguras; no saneamento básico; em técnicas de despoluição e descontaminação mais baratas e eficazes. Tudo aquilo que nela existe e vive precisa de cuidados para continuar a viver. Devemos cuidar e tratar dela, plantando, reciclando e despoluindo.
Salete e Júlia de Almeida (Vila Dum Santo)