À volta do mundo
25 junho 2026

Os Kalinagos, Ilha Dominica

Tempo de leitura: 2 min
Os cerca de 3500 kalinagos que vivem num território de 15 quilómetros quadrados na ilha de Dominica são o que resta de um dos últimos povos indígenas das Antilhas, portadores de uma herança cultural antiga que influenciou profundamente a História da região até à chegada de Cristóvão Colombo, em 1493
Fernando Félix
Jornalista
---

Depois, iniciou-se um período dramático para eles. Os kalinagos foram injustamente acusados de canibalismo pelos europeus, a fim de justificar a sua escravização. No entanto, resistiram de modo constante, sólido e eficaz aos colonizadores. Esta capacidade de resistência deveu-se, sobretudo, à sua organização social descentralizada, que permitia o rápido aparecimento de sucessor para um chefe que morresse. Além de apresentarem grande domínio da guerrilha.

Estudos arqueológicos e linguísticos situam as origens dos kalinagos no norte da Venezuela. Os que restam hoje representam a memória viva das sociedades pré-colombianas das Pequenas Antilhas.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Junho 2026 - nº 651
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.