O Papa Francisco vai presidir a oração litúrgica das Vésperas, no dia 1 de outubro, por ocasião do início do Mês Missionário Extraordinário. Evento acontece na basílica do Vaticano, às 18h (17h em Portugal).
O Mês Missionário Extraordinário, sob o tema Baptizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo, foi convocado pelo Santo Padre a 22 de outubro de 2017, aquando da celebração do Dia Missionário Mundial, com o objetivo de “nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes”, nas palavras do Papa.
“A missão ad gentes, até aos confins do mundo, está na origem histórica e teológica da Igreja e é inerente à sua identidade, mas, frequentemente, esta dimensão é ignorada ou ocupa um lugar secundário na pastoral das Igrejas locais. Por isso, com este Mês Missionário pretende-se despertar a consciência da missão além-fronteiras e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral, pois «a acção missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja» (A Alegria do Evangelho, 15)”, explica Bernardino Frutuoso, director da revista Além-Mar.
A celebração também servirá para festejar o centenário da carta apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários no mundo.
“Com essa certeza de ser «missionários por natureza», partilhamos e procuramos pôr em marcha o anseio do Papa Francisco: «Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo actual que à autopreservação». Para concretizar esse sonho eclesial de ser e estar «todos, tudo e sempre em missão», exige-se um compromisso de conversão pessoal, comunitária e pastoral, que configure nos baptizados uma autoconsciência eclesiológica missionária e renove o ardor e a paixão por testemunhar ao mundo o Evangelho da vida e da alegria”, refere o comboniano no editorial da revista do mês de outubro de 2019.