Actualidades
26 setembro 2019

Líder indígena brasileiro ganha prémio internacional

Tempo de leitura: 1 min
Davi Kopenawa é um protector das florestas e da biodiversidade da Amazónia
---

O líder indígena Davi Kopenawa, do povo Yanomami, é um dos galardoados com o Right Livelihood Award, mais conhecido como prémio “Nobel Alternativo”.

Davi Kopenawa foi galardoado, juntamente com a Associação Hutukara Yanomami, na categoria Prémio Direito de Subsistência “pela sua determinação e coragem de proteger as florestas e a biodiversidade da Amazónia, bem como as terras e a cultura do seu povo”.

Kopenawa é presidente da Associação Hutukara Yanomami, dedicada à conservação da floresta tropical e à promoção dos direitos indígenas.

“O prémio chega na hora certa e é um sinal de confiança em mim e em Hutukara e em todos aqueles que defendem a floresta e o planeta Terra. Vai me dar força para continuar a luta para defender a alma da floresta amazónica. Precisamos preservar nossa herança cultural, como ensinado por Omame [o Criador]: vivemos bem cuidando de nossa terra, para que as gerações futuras continuem a usá-la”, disse Davi Kopenawa.

Em 2019, quatro activistas receberam o prémio. São eles: Greta Thunberg, jovem ativista ambiental (Suécia); Aminatou Haidar, defensora dos direitos humanos (Saara Ocidental); Guo Jianmei, advogada de mulheres (China); e Davi Kopenawa, líder indígena protetor da Amazónia (Brasil).

Cada um dos premiados receberá o valor de 200 mil euros para apoiar o desenvolvimento dos seus trabalhos.

O Right Livelihood Award é um prémio internacional para “honrar e apoiar aqueles que oferecem respostas práticas e exemplares aos desafios mais urgentes que enfrentamos hoje”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail