Celebra-se no domingo, 29 de setembro, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Por ocasião desta data, o Papa convida todos os fiéis a participarem na celebração.
“Celebrarei a Santa Missa na Praça de São Pedro. Eu convido-vos a participar nesta celebração para expressar também com a oração a nossa proximidade aos migrantes e refugiados do mundo inteiro”, anunciou Francisco.
O 105º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado terá como tema “Não se trata apenas de migrantes”.
Dados apresentados pelas Nações Unidas em 2019 apontam para a existência de 272 milhões de migrantes internacionais em todo o mundo.
Na mensagem para este dia, o Santo Padre escreve: “Não se trata apenas de migrantes: trata-se de construir a cidade de Deus e do homem. Na nossa época, designada também a era das migrações, muitas são as pessoas inocentes que caem vítimas da «grande ilusão» dum desenvolvimento tecnológico e consumista sem limites. E, assim, partem em viagem para um «paraíso» que, inexoravelmente, atraiçoa as suas expetativas. A sua presença, por vezes incómoda, contribui para desmentir os mitos dum progresso reservado a poucos, mas construído sobre a exploração de muitos”.









