Actualidades
10 outubro 2019

Abertura do noviciado europeu em Santarém

Tempo de leitura: 3 min
A primeira experiência profunda do modo de vida dos missionários combonianos
---

Três jovens noviços iniciam hoje, dia de São Daniel Comboni, o noviciado europeu dos Missionários Combonianos.

Entre os noviços há um português, André Araújo e dois italianos, Giacomo Brunelli e Giuseppe Luca Mantegazza. Uma caminhada de dois anos que os levará à consagração para a missão como Missionários Combonianos. O padre mestre é o P. Alberto Silva.

O evento realiza-se em Santarém, com abertura às 11h, seguido da missa da festa de São Daniel Comboni.

Destacamos um trecho da reflexão do Provincial dos Missionários Combonianos em Portugal, P. José Vieira, apresentada na celebração:

“A Regra de Vida define o noviciado como «a primeira experiência profunda do modo de vida dos missionários combonianos e tem a finalidade de preparar o candidato para a consagração a Deus para o serviço missionário» (RV 92).

O Directório coloca alguns objectivos concretos: «aprofundamento da comunhão pessoal com Cristo; melhor compreensão da Palavra de Deus, da liturgia e dos sacramentos; equilíbrio entre acção e contemplação; aprofundamento da teologia dos votos e da sua incidência no crescimento humano-cristão da personalidade, para uma maior disponibilidade em ordem ao serviço missionário; experiência de vida comunitária; mais amplo conhecimento da vida e do carisma do Fundador e do Instituto, e estudo aprofundado das constituições» (RV 92. 3).

É este o trabalho que vos espera durante os próximos dois anos, queridos noviços. Um caderno de encargos bastante extenso, mas – estou seguro – que ides cumprir com alegria e dedicação.

Esta folha de serviço é expressão da mística comboniana do sair.

Os nossos irmãos maiores escreveram na mensagem para a celebração do Dia de Comboni que «partir é essencial para o nosso ser missionários, é abandonar o nosso espaço de segurança para renascer numa nova cultura, no seio de outra família humana com a qual partilhamos alegrias, dores e esperanças».

Invoco sobre cada um de vós o Espírito do Ressuscitado para que vos entregueis, de alma e coração, com generosidade e alegria, a esta etapa formativa fundamental para a construção da vossa identidade de discípulos missionários combonianos com a ajuda do mestre, da comunidade comboniana e da comunidade cristã do Jardim de Cima.

Que o Senhor abençoe os vossos intentos no início desta caminhada. Ámen”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail